Saúde

SINTOMAS HEMORROIDAS

Thursday, 08/10/2015 | 15:02 Chamamos as hemorroidas situadas no interior do reto (final do intestino) de hemorroidas internas e àquelas situadas no exterior do ânus de hemorroidas externas. Os sintomas mais comuns são: sangramento, coceira e dor.

Aqui estão os sintomas de cada uma delas:

Hemorroidas internas (1º e 2º grau)

Neste caso, as hemorroidas são como o seu nome indica, situadas no interior do ânus, no reto,  e são de forma geral pouco dolorosas e pouco visíveis. Sangramentos podem estar associados a este tipo de hemorróidas. Trata-se geralmente do primeiro e do segundo estágio (1º e 2º grau) das hemorroidas (crises de).

Hemorroidas internas (3º e 4º grau) e externas

Nos estágios mais avançados (graus 3 e 4), as hemorroidas saem para o exterior do ânus e tornam-se visíveis. Dores (bastante fortes) ocorrem especialmente durante a defecação. Coceiras e irritações são também sinais importantes das hemorroidas. Sangramentos (não abundantes), vermelho vivo, podem surgir durante a defecação. Também é possível que haja vazamento de fezes ou dificuldade de limpeza após evacuação.

Atenção se houver sangramentos após a defecação, apesar da hemorroida ser a principal causa de sangramento intestinal, é necessário fazer um exame médico para excluir um risco hipotético de câncer (câncer do intestino,...). Esse diagnóstico é felizmente relativamente raro, mas é importante prestar atenção.

Diagnóstico

diagnóstico das hemorroidas é feito por um médico. De forma geral ele fará um exame clínico e anamnese. Uma das principais dificuldades é de excluir outras doenças mais graves que poderiam apresentar sintomas similares (por ex. em caso de sangue nas fezes). Um exame de apalpação ou anuscopia pode também ser necessário.

Complicaçãoes

As hemorroidas provocam raramente complicações sérias, todavia às vezes pode ocorrer um estrangulamento das hemorróidas no nível do ânus, o que provoca fortes dores de forma durável. Em raros casos, uma posta de sangue coagulado pode se formar nas veias, falamos então de trombose hemorrágica, que geralmente ocorre repentinamente com o aparecimento de uma nodulação endurecida após esforço. Na maioria destes casos é necessário cirurgia de remoção da hemorroida problemática.

Quando consultar um médico?

É absolutamente necessário consultar um médico se houver sangue nas fezes, pois este sintoma pode ser o sinal eventual de um câncer do intestino. Em caso de fortes dores (sinais de uma possível posta de sangue coagulado), de sangramento regular (risco de anemia), de coceira crônica, nós aconselhamos também a consultar rapidamente um médico. 

Atenção: lista não exaustiva, para todo sintoma suspeito queira consultar um médico.

Perguntas e Respostas


“Cresceu um caroço perto do ânus, dói de mais, principalmente quando vou sentar. O que pode ser? Como tratar?"

Resposta do farmacêutico 
Um caroço no ânus é um sintoma comum em casos de hemorroidas externa. A hemorroida é uma dilatação das veias da região anal, que pode acontecer internamente e externamente. Geralmente, essa dilatação causa: inchaço, dor, coceira, irritação e sangramento. 

O tratamento, principalmente quando diagnosticado no início, pode diminuir muito os sintomas. Mas somente a cirurgia pode levar a cura, sendo que em alguns casos ainda há retorno da doença. 

É muito importante que você consulte um médico, de preferência proctologista, pois apesar de ser um sintoma comum à hemorroida, em alguns casos mais raros este sintoma também pode ser de doenças mais graves como câncer. Além disso, embora muito raro, a hemorroida pode levar a complicações e uma avaliação médica  para o diagnóstico e escolha de tratamento é fundamental.

 

fonte: criasaude.com.br

Comentário