Saúde - Bem-Estar

Ontem foi dia de dizer 'obrigado'. Eis os principais benefícios desta prática

Thursday, 12/01/2017 | 08:31 Celebrou - se o Dia Internacional do Obrigado, saiba porque é que o deve celebrar hoje e todos os dias.

Ontem, 11 de janeiro, celebrou-se o Dia Internacional do Obrigada. Agradeceu a alguém?

No âmbito deste dia o Lifestyle ao Minuto reuniu algumas conclusões de vários estudos sobre os principais benefícios da gratidão, ou seja de agradecer:

A gratidão abre portas para mais relações. Dizer ‘obrigado’ mostra boa educação e pode ajudá-lo a fazer novas amizades, segundo destaca um estudo publicado em 2014 a revista Emotion. Isto porque faz com que quem não o conhece o tenha em boa consideração. E além de aumentar a empatia, a gratidão também reduz a agressão, porque quando se age de forma educada as outras pessoas replicam o comportamento, reduzindo as retaliações com violência.

A gratidão pode ser boa para a saúde física e psicológica. De acordo com um estudo publicado em 2012 na revista Personality and Individual Differences, as pessoas gratas têm menos dores e reportam sentir-se mais saudáveis do que as outras pessoas. Outro estudo aponta ainda que a gratidão reduz uma grande quantidade de emoções tóxicas, desde inveja ou ressentimento à frustração ou arrependimento.

Agradecer também o pode ajudar a dormir melhor e a ter uma melhor autoestima. Um estudo publicado em 2011 na revista Applied Psychology: Health and Well-Being concluiu que escrever um diário de gratidão melhora o sono. E outro estudo publicado em 2014 destaca que a gratidão melhora a autoestima das pessoas.

fonte: noticiasaominuto.com

Comentário