Beleza

Dicas para preservar (e salvar) roupas e sapatos

Tuesday, 09/01/2018 | 11:14 Farto de contratempos com a roupa ou com o calçado? Tem aqui a solução.

Dicas para preservar (e salvar) roupas e sapatos

Mancha de desodorizante, tecido gasto, sapato apertado, nódoa de vinho… são muitos os contratempos que podem surgir com a roupa e com o calçado que usamos no dia a dia.

Apesar de já existir no mercado uma infinidade de produtos que prometem todos os milagres possíveis e imaginários para salvar aquela peça de roupa ou aqueles sapatos adorados, a verdade é que as mezinhas caseiras mantêm-se fiéis à eficácia de outros tempos.

Sabe, por exemplo, como se tira as manchas de vinho das roupas? Com o próprio vinho! Aplique vinho branco com bicarbonato de sódio em cima das manchas e espere que seque para lavar novamente a roupa.

- Apesar de já existir no mercado uma infinidade de produtos que prometem todos os milagres possíveis e imaginários para salvar aquela peça de roupa ou aqueles sapatos adorados, a verdade é que as mezinhas caseiras mantêm-se fiéis à eficácia de outros tempos.

Sapatos apertados - Os seus sapatos estão apertados e magoam os pés? Vista meias grossas, calce os sapatos e passe o secador nos pés. Isso vai fazer com que alarguem.

Mancha de suor - Aplicar sumo de limão na roupa pode ajudar a atenuar as manchas de suor. Após o uso, lave bem as mãos. A exposição da pele com resíduos de limão ao sol pode ser perigosa.

Mancha de desodorizante - Basta lavar a roupa sem muito sabão, adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, uma colher de água e passar na mancha. 

Tirar borbotos das peças de lã - Para se livrar dos borbotos que ficam acumulados nas roupas de lã basta colocar a peça dentro de um plástico no congelador por 3 a 4 horas. Se estiver com pressa, uma alternativa é usar uma fita adesiva enrolada na mão e passar a parte com cola no borboto.

Tirar firmeza aos casacos de couro - Use o casaco num dia de chuva para que fique um pouco molhado. A água irá fazer com que perca firmeza.

Ténis realmente brancos - Quer um ténis branquinho mesmo já os tendo usado várias vezes? Misture bicarbonato de sódio e detergente. Esfregue a mistura com uma escova de dentes para que a sujidade saia melhor.

Placa para tirar vincos - A placa que usa para alisar o cabelo é uma excelente alternativa para tirar os vincos das roupas. Mas atenção, não é recomendável usar em peças delicadas como sedas, lãs e rendas.

Mancha de café - Para tirar manchas de café o mais aconselhável é usar na lavagem detergentes de limpeza. A ação destes produtos faz com que a mancha desapareça instantaneamente.       

Remover manchas de batom - A dica é simples: passar um pouco de laca por cima da mancha ajuda a remover.

Remover manchas de vinho - Sabe como se tira manchas de vinho das roupas? Com o próprio vinho! Aplique vinho branco com bicarbonato em cima das manchas, espere que seque e lave a roupa normalmente.

Mancha nas calça de ganga - No caso de ter de remover uma mancha das calças de ganga é recomendável tratar primeiro dela com um pano húmido antes de lavar a peça por completo. Assim evita o risco da calça ficar toda manchada.

Botas com canos tortos - Para evitar que os canos das botas fiquem tortos no armário, pode enrolar revistas e colocar lá dentro para mantê-los firmes.

Camurça novinha em folha - É comum que as peças em camurça estraguem com facilidade. Recuperá-las também é simples: basta usar uma borracha nas partes atingidas.

Lavagem a mão - Na correria do dia-a-dia, nem sempre é possível lavar peças a mão, mas essa é uma ótima dica para que as roupas íntimas durem mais tempo.

Peças íntimas com aspecto de novas - Quer manter suas peças íntimas com aspecto de novas? O recomendável é que sejam sempre lavadas separadas de outros tipos de roupa.

Higiene na lavagem de roupas íntimas - Dica 1: para higiene de roupas íntimas, lave as masculinas separadas das femininas.

Remover manchas de roupas pretas - Apesar de todos os cuidados, as suas roupas pretas adquirirem algum brilho? Pode ser por culpa do ferro de engomar. Aqui a dica é: quando estiver a passar a roupa, esfregue com cuidado a região com uma esponja embebida em água e anil. Depois, cubra a peça com um pano branco e passe-a com o ferro bem quente.

Lavagem manual - Na correria do dia-a-dia nem sempre é possível lavar roupas à mão, mas saiba que essa é uma ótima dica para preservar especialmente as peças pretas.

Lavagem seletiva - Outra boa dica para manter o aspecto de novas das roupas pretas é lavá-las separadas de peças de outras cores.

Produtos para lavagem - Opte por usar sabões líquidos. O sabão em pó costuma deixar manchas brancas nas roupas pretas.

Mola causa manchas? - Evite usar molas para pendurar peças de cor preta, pois podem deixar manchas.

Lavagem de roupas brancas - Assim como as roupas pretas, as brancas também não devem ser lavadas junto com peças de outras cores. Isso pode provocar manchas difíceis de remover.

Secar os calçados - Depois de lavados, o calçado deve ser seco num localarejado e, de preferência à sombra. Não é recomendável colocar os sapatos ao sol, pois isso pode distorcer o formato.

Evitar a transpiração nos pés - A dica para absorver melhor o suor dos pés é manter os calçados num local ventilado, além de usar palmilhas ou meias absorventes.

Calçados de verniz - Se quer remover pós e manchas dos sapatos de verniz ou sintéticos, use um pano húmido ou limpe levemente com uma escova.

fonte: noticiasaominuto.com

Comentário