Entretenimento - Agenda Cultural

Escritor cabo-verdiano Germano Almeida vence Prémio Camões 2018

Tuesday, 22/05/2018 | 14:03 O escritor cabo-verdiano, Germano Almeida, venceu o Prémio Camões 2018.

Escritor cabo-verdiano Germano Almeida vence Prémio Camões 2018

O escritor, que nasceu na ilha da Boavista em 1945, tem a sua obra publicada em Portugal pela editora Caminho, que acaba de editar o seu mais recente romance, O Fiel Defunto, segundo avança o Público. 
Almeida estreou-se como contista no início da década de 80 e o seu primeiro romance, O Testamento do Senhor Napumoceno da Silva Araújo, teve os direitos vendidos para vários países e foi adaptado ao cinema por Francisco Manso. 

O prémio, que chegou este ano à sua 30.ª edição, foi anunciado esta noite em Portugal , após reunião do júri, no Hotel Tivoli, Lisboa.

Criado por Portugal e pelo Brasil em 1989, o Prémio Camões tem um valor de 100 mil euros e é a mais importante consagração literária da língua portuguesa. No ano passado foi entregue ao poeta e romancista Manuel Alegre, que se tornou no 12.º português premiado.

Portugal inaugurou o prémio com Miguel Torga, em 1989.

O primeiro africano a vencer o Prémio Camões foi José Craveirinha, em 1991. Aliás, Moçambique tem dois vencedores deste Prémio, sendo que o outro é Mia Couto,  distinguido em 2013.

fonte: opais.sapo.mz

Comentário