Tecnologia

Maputo já tem a 1ª passadeira 3D na praça dos Trabalhadores

Tuesday, 12/06/2018 | 14:59 No âmbito da semana de Mobilidade Sustentável 2018, profissionais e activistas do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos e Arquitectos Sem Fronteiras pintaram a primeira passadeira 3D de Moçambique, próximo a rotunda da Praça dos Trabalhadores.

Maputo já tem a 1ª passadeira 3D na praça dos Trabalhadores

A pintura das passadeiras 3D ocorreu no Sábado, como parte da programação da Intervenção Urbana.

A passadeira é uma forma de chamar a atenção dos autocarros para os peões, que necessitam de um espaço seguro para atravessar as estradas, e é uma forma de reduzir os acidentes nas estradas.

O efeito 3D proporciona uma ilusão de sombras fazendo com que as passadeiras se destaquem no asfalto, o efeito fica mais evidente quando visto da altura dos autocarros.

A intervenção urbana visou a apropriação do espaço público da Praça dos Trabalhadores de forma a repensar o espaço com foco nos peões e utentes de transporte colectivo. A acção contou também com as actividades como Plogging (recolha de lixo com exercícios dos activistas do grupo Let’s do it), montagem de mobiliário urbano, sensibilização sobre os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável e segurança no trânsito, acções para a saúde e bem-estar, música, pintura de um espaço seguro para os peões, pista de skate para crianças e adolescentes, entre outras.

 

fonte: opais.sapo.mz

Comentário