Entretenimento - Agenda Cultural

Matxakhosa expõe “O poder do meio ambiente” no CCBM

Thursday, 21/06/2018 | 11:36 O artista plástico moçambicano, Matxakhosa, fala sobre a importância do meio ambiente através de obras de arte, que expôs, na terça-feira, em Maputo.

 Matxakhosa expõe “O poder do meio ambiente” no CCBM

Trata-se de uma exposição individual, construída por obras de cerâmica e pinturas que estão patentes até próximo 7 de Julho, no Centro Cultural Brasil Moçambique.

A exposição tem como título “O poder do meio ambiente” e o autor justifica a razão do título com o facto de as obras trazerem um ensinamento para a sociedade sobre a importância e preservação do meio ambiente. “Debruço em volta dos problemas ambientais, tentando perceber até que ponto as decisões do Governo são acertadas para conservação e manutenção do meio ambiente”, disse.

Segundo a fonte, o cidadão pode ter défice de informação sobre como cuidar do meio ambiente. “A quem por ignorância queima a mata com objectivo de caçar ratazanas, ou para desbravar floresta para abertura de novos campos, daí a necessidade de sensibilizar as pessoas, para saberem conviver com o meio ambiente”, acrescentou.

Sílvia Simões, que aderiu à exposição, revelou que com os ensinamentos adquiridos durante a exibição vai mudar de mentalidade e atitude. “Não voltarei a fazer o que fazia antes, percebi que é preciso manter o meio ambiente limpo para preservar mais a nossa saúde, porque se tu não preservares o ambiente, um dia ele pode virar contra ti” frisou.   

O artista começa com exibições públicas em 1996 em Moçambique e além-fronteiras, tendo conquistado o segundo lugar, no Mozarte no concurso de pintura, a nível nacional.  

fonte: opais.sapo.mz

Comentário