Saúde - Bem-Estar

Irritantes e manipuladores? Narcisistas são mais bem sucedidos...

Wednesday, 27/06/2018 | 13:28 Espelho meu há alguém mais belo e inteligente do que eu? Aparentemente não, indica uma nova pesquisa internacional.

Irritantes e manipuladores? Narcisistas são mais bem sucedidos...

Os narcisistas podem ser irritantes e cansativos na sua busca incessante por atenção, mas alegadamente também são irritantemente propensos a ter sucesso, segundo os cientistas.

Apesar dos traços de personalidade negativos que exibem, os psicólogos dizem que o seu senso desmesurado de superioridade lhes dá um tipo de ‘resistência mental’, que os torna assim num tipo de ‘super homem’ e que por conseguinte os impede de desistirem dos seus objetivos.

Uma equipa internacional de investigadores, afirma que os narcisistas tendem-se a destacar nas áreas da educação, no trabalho e na vida sentimental.

O seu "elevado senso de autoestima", dá-lhes um sentido elevado de autoconfiança – validando assim e levando a extremos o velho dizer que ‘temos que acreditar em nós próprios’.

Para os psicólogos, o narcisismo é um dos três traços ‘sombrios’ das personalidades ‘malévolas’, juntamente com a psicopatia e o maquiavelismo. Os narcisistas tendem a ser egocêntricos, vaidosos e carentes da admiração alheia.

Abandonando a moralidade social convencional e focando apenas no que é ser bem-sucedido, o narcisismo pode parecer um traço muito positivo.

Se é um narcisista, acredita firmemente que é melhor do que ninguém e que merece uma recompensa.

Isso pode ser insuportável para todos ao seu redor, mas Papageorgiou diz que esse tipo de autoconfiança sem limites também está diretamente relacionado com ser-se "mentalmente forte" e pronto para "abraçar desafios".

Eu, eu, eu, e... eu

Papageorgiou integra uma equipa de investigadores, incluindo académicos da instituição Goldsmiths, da Universidade de Londres, do King's College, da Universidade Metropolitana de Manchester (estas quatro no Reino Unido), e da Universidade do Texas em Austin (nos Estados Unidos), que usaram o desempenho nos exames do ensino secundário para comprovar como os narcisistas conseguiam superar pessoas que eram à partida mais capacitadas do que eles.

Usando uma amostra de mais de 300 jovens identificados como narcisistas, alunos numa escola secundária italiana, os pesquisadores descobriram que estes indivíduos tendem a tirar melhores notas nos exames do que seria esperado deles tendo em conta os resultados de outros testes de inteligência.

Os psicólogos disseram que, além de características como o egoísmo e a necessidade de dominar, esses narcisistas tinham altos níveis de resiliência e de determinação.

Eles não eram de todo mais inteligentes, mas eram mais confiantes e assertivos, e conseguiam assim ultrapassar os alunos que, de outra forma, teriam mais capacidade.

Mais atraentes

Os narcisistas levam esse padrão de vantagem escolar para a universidade e para o trabalho - e também para a vida amorosa.

São bastante carismáticos. Quando se passa muito tempo a ser charmoso, a manipular e a persuadir outras pessoas, isso pode sem dúvida alguma torná-lo mais atraente.

fonte: noticiasaominuto.com

Comentário