Beleza

Afinal, com que frequência deve lavar o cabelo? A ciência explica

Thursday, 28/06/2018 | 14:08 Lava-o todos os dias? Está errado.

Afinal, com que frequência deve lavar o cabelo? A ciência explica

Provavelmente já se perguntou qual o número de vezes por semana que deve lavar o cabelo, saiba que não está sozinho. De facto esta pergunta é tão comum que está entre as mais populares escritas no motor de busca do Google.

Para chegar à raiz do problema, é necessário entender que o cabelo fica oleoso pela mesma razão que a oleosidade surge no rosto: um conjunto de glândulas presentes na pele produzem uma substância oleosa denominada de sebo. O sebo é a substância responsável por hidratar o cabelo e impedir que fique ressequido.

As glândulas que produzem o sebo, ou glândulas sebáceas, estão localizadas próximo das raízes capilares na camada da pele denominada por derme.

O importante a saber e a reter sobre o sebo é que cada um de nós produz quantidades diferentes deste composto, o que depende tanto das hormonas como da genética de cada um, como aponta a dermatologista Paradi Mirmirani em declarações à revista Business Insider.

Então e afinal com que frequência devo lavar o cabelo?

Embora a resposta seja diferente para todos, ninguém necessita de lavar o cabelo diariamente, garante Mirmani.

Lavar o cabelo frequentemente, pode de facto fazer mais mal do que bem, alerta Lynne Goldberg, dermatologista e diretora do Centro Médico de Boston para o Cabelo, em Washington, nos Estados Unidos.

É realmente um paradoxo, mas quem lava o cabelo muitas vezes na tentativa de impedir o aparecimento de oleosidade acaba ao mesmo tempo por secar o couro cabeludo, que para se defender produz mais óleo – é um ciclo vicioso!”, explica Goldberg.

Para além de dever evitar lavar os folículos diariamente, existem ainda outros pontos a ter em conta quando está a tentar determinar o número certo de lavagens para o seu caso.

Tenha em atenção estes três fatores:

O tipo de pele

Se a sua pele e cabelo são normais a secos (nem super oleosos ou super secos), então provavelmente deve apenas lavar os fios uma a duas vezes por semana, segundo uma colunasobre saúde publicada pela Universidade de Columbia. Todavia, se o seu couro cabeludo é oleoso , deverá possivelmente lavá-lo mais frequentemente.

Textura do cabelo

A textura é um fator determinante porque afeta o quão rápido o sebo alastra das raízes pelo comprimento. O cabelo encaracolado ou crespo retarda a disseminação do sebo, por isso se o seu cabelo for deste tipo o mais certo é que necessite de o lavar apenas uma vez por semana.

Por outro lado, pessoas com fios finos ou lisos necessitam provavelmente de o lavar pelo menos duas vezes por semana ou mais.

O ‘styling’

Outro ponto a não ignorar é ‘aquilo’ que faz ao seu cabelo, nomeadamente se o pinta, se aplica produtos de beleza e de pentear, como espuma ou gel, se o alisa ou encaracola. Se o seu cabelo é processado ou está danificado então, e segundo Mirmirani, deverá lavá-lo o menos possível.

A dermatologista recomenda que conduza a sua própria investigação, de modo a entender o que o seu cabelo precisa. E sugere que passe alguns dias sem o lavar e veja o que acontece...

fonte: noticiasaominuto.com

Comentário