Beleza

PÉS SEXY E MÃOS CUIDADAS. TUDO O QUE DEVE FAZER PARA OS PROTEGER E VALORIZAR

Terça-feira, 03/07/2018 | 11:38 Muitas vezes, sobretudo quando andam mais escondidos, esquecemo-nos deles e não lhes damos a atenção nem os cuidados necessários. Tratam-se de zonas muito sensíveis, com características particulares, que implicam um tratamento especial.

Pés sexy e mãos cuidadas. Tudo o que deve fazer para os proteger e valorizar

Os pés e as mãos são partes do nosso corpo tão importantes como qualquer outra. Na verdade, revelam a importância que damos aos pormenores, se somos ou não verdadeiramente empenhadas em cuidar da nossa imagem. Mas, mesmo assim, muitas vezes, esquecemo-nos deles e não lhes damos a atenção e os cuidados necessários. Tratam-se de zonas muito sensíveis, com características particulares.

Características intrínsecas que implicam um tratamento especial. A boa notícia é que existem produtos específicos e passos essenciais que nos permitem cuidar das nossas mãos e pés como merecem em casa, sem recorrer ao exterior. Descubra, de seguida, tudo o que deve fazer para os proteger e valorizar e exiba uns pés mais sexy e umas mãos (ainda) mais cuidadas em qualquer altura do ano.

A proteção e a renovação das mãos

Para adivinhar a idade de alguém, basta olhar para as mãos. Elas são o nosso cartão de apresentação. Mais do que serem atraentes ou não, elas deixam transparecer os nossos hábitos e estilo de vida. Tal como o rosto, também estão expostas a factores determinantes de envelhecimento. Estão diariamente sujeitas aos efeitos de agentes agressores como o sol, o vento, o frio e as mudanças repentinas de temperatura, o que acaba por afectar o seu aspeto.

Logo de manhã deve hidratar as suas mãos, devendo optar por um creme com factor de proteção solar, no mínimo, média, para protegê-las do fotoenvelhecimento e das manchas cutâneas, muitas vezes, provocadas pela exposição à luz solar. À noite, basta aplicar um hidratante. Uma boa opção são os cremes à base de silicone que formam uma espécie de película protetora sobre a derme, o que evita a perda de água e a acção de agentes externos.

Use, depois, luvas de algodão durante o sono. Em termos de cuidados de higiene, deve optar por lavar as mãos com água morna, em vez de fria, para que estas não fiquem tão secas. Além disso, prefira os sabonetes líquidos, já que têm um pH neutro, o que também ajuda a não secar a pele. Em casa, em qualquer tarefa doméstica, não se esqueça de usar luvas, preferencialmente de latex. Estas previnem a irritação decorrente do uso de detergentes e sabões, compostos por substâncias que agridem a pele e fragilizam as suas mãos.

Para finalizar os cuidados com as mãos, faça uma esfoliação, uma vez por semana, de forma a remover as células mortas. Este ritual concede uma nova vida à sua pele e ajuda-a a absorver de forma mais eficaz os hidratantes. Pode ainda experimentar luvas de parafina, um tratamento disponível nos salões de beleza que deixa a pele com um toque suave ao mesmo tempo que revitaliza os tecidos, nutrindo em profundidade.

O problema da pele seca e dos maus odores nos pés

É provavelmente a área do corpo menos mimada por muitas de nós. Mas, afinal, são eles que sustentam todo o peso do nosso corpo, todos os dias, constantemente. Para além disso, estão cerca de dois terços da nossa vida enclausurados em calçado que, a maior parte das vezes, não é o mais adequado. Não é por acaso que cerca de oito em cada 10 pessoas sofrem de problemas nos pés, motivados pelas mais diferentes razões.

A transpiração é uma delas. Muitas vezes, a quantidade de suor produzido ultrapassa o necessário para a natural regulação térmica, favorecendo, assim, o desenvolvimento de bactérias e fungos e dando origem a maus odores. Este é um dos problemas mais frequentes e, para estes casos, deve utilizar-se um creme, gel ou spray com princípios activos antitranspirantes, de que é exemplo o óleo essencial de sálvia.

A pele seca é outro problema. Podem ser várias as suas causas, mas a mais frequente é a diminuição do número de glândulas sudoríparas na superfície cutânea. Como consequência, a pele escama e fica gretada, podendo mesmo provocar calos, comichão e dor. Puro desconforto! A melhor forma de resolver o problema é utilizar um creme hidratante, sendo que existem produtos especificamente para peles secas, à base de glicerina.

Para pés gretados, prefira um com vitaminas E e F, que contribuem para regenerar a pele, ao mesmo tempo que a hidratam. O cansaço é outro problema que acaba por afetar a saúde e a beleza dos seus membros inferiores. Andar, estar muito tempo em pé, não usar sapatos adequados ou sofrer de má circulação podem ser motivos para sentir os pés e as pernas cansados, pesados e os músculos tensos.

O ideal seria massajar os pés todos os dias, com cremes próprios, de forma a aliviar o stresse, estimular a circulação sanguínea e distender os músculos. Esta seria, idealmente, uma das melhores formas de oferecer a si mesma uma sensação de bem-estar e de relaxamento. Estes cremes oferecem normalmente uma frescura intensa (graças, por exemplo, a óleos de menta) que tonificam, refrescam e aliviam as dores.

8 regras para uns pés perfeitos

1. Não basta molhar os pés durante o banho. Lave-os e esfregue-os.

2. Seque-os bem, sobretudo entre os dedos.

3. Corte as unhas a direito, mas não muito curtas.

4. Hidrate e esfolie os pés, sem esquecer os calcanhares.

5. Não fure as bolhas. Proteja-as com pensos apropriados.

6. Use sempre calçado confortável.

7. Compre os sapatos ao fim do dia, quando o pé está mais inchado.

8. Troque regularmente de calçado.

fonte: lifestyle.sapo.mz

Comentário