Beleza

É a testosterona que faz os homens querer investir mais naquilo que usam

Quarta-feira, 04/07/2018 | 13:39 O sexo masculino gasta demasiado tempo e energia (e dinheiro) a provar a sua dominância.

É a testosterona que faz os homens querer investir mais naquilo que usam

Se é bom ou mau gosto, é algo bastante relativo, mas a preferência por marcas de luxo a outras incomparavelmente mais acessíveis (leia-se, Primark, em última instância) é um aspeto que se relaciona com os níveis de testosterona, diz uma investigação feita pela Universidade de Caltech.

Segundo os investigadores, o motivo prende-se pela inconsciente vontade de aumentar o seu status social. O comportamento equipara-se às agressões entre animais da mesma espécie, que lutam pelo lugar de maior destaque, ou maior poder, devido à testosterona. No caso dos racionais, esta ‘violência’ é substituída pela necessidade de se destacar entre os demais através do consumo.

Outro exemplo do reino animal é o do pavão, que exibe as penas bastante vistosas como forma de mostrar o seu poder. Sem aquela cauda, aponta um dos investigadores, seria mais fácil para o pavão movimentar-se e fugir de predadores. Biologicamente, tal é visto como ‘sinalização dispendiosa’, tal como o é o caso de um homem que prefere pagar 300 ou 400€ por uns sapatos da Prada. “O ser humano estaria melhor sem tais gastos, mas ao comprar tais bens, está a mostrar aos outros que é poderoso o suficiente para o fazer", lê-se no Mirror.

fonte: noticiasaominuto.com

Comentário