Sociedade - Economia

Governo tem crédito para apoiar empreendimentos rurais

Thursday, 05/07/2018 | 11:29 Fruto de um acordo celebrado recentemente em Roma, na Itália, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário vai doar 62 milhões de dólares norte-americanos ao Estado moçambicano.

Governo tem crédito para apoiar empreendimentos rurais

O valor destina-se a apoiar projectos de empreendimentos rurais e, para tal, o Governo vai criar uma linha de crédito a qual 287 700 pessoas vão ter acesso, desde que “desenvolvam actividades nas áreas de agricultura, de pescas, micro-pequenas e médias empresas” e será desenvolvido em dez províncias, de acordo com a porta-voz da vigésima primeira sessão do Conselho de Ministros havida, esta terça-feira, em Maputo.

Moçambique já teve outros fundos de desenvolvimento para as zonas rurais, mas quase nunca logravam sucesso porque os mutuantes geralmente não faziam o reembolso do valor, o que impossibilitava que o mesmo durasse mais tempo.

Tendo em conta esta realidade, o Executivo diz que vai prestar apoio aos empreendedores no que diz respeito à criação dos projectos.

Segundo Ana Comoana, este donativo poderá dar também apoio técnico, ou seja, “para além de financiar as actividades em si, o Governo prevê potenciar as comunidades em habilidades para que possam ter uma melhor gestão dos financiamentos a que terão acesso”. Relativamente ao início desta linha de financiamento, o Governo diz que uma vez ratificado o acordo do donativo em sede do Conselho de Ministros, os empreendedores cujos projectos estejam prontos já podem submetê-los às administrações locais. A ideia é que o fundo dure maior tempo possível, dependendo dos reembolsos.

fonte: opais.sapo.mz

Comentário