Sociedade

Espungabera passa a contar com energia da rede nacional

Tuesday, 10/07/2018 | 10:18 A sede do distrito de Mossurize, na província de Manica, já conta com a rede eléctrica nacional.

Espungabera passa a contar com energia da rede nacional

Com este feito, os mais de dois mil consumidores, saíram da dependência de energia do Zimbabwe, que por vezes os deixava uma semana sem luz devido à constantes avarias do lado do Zimbabwe.

Até bem pouco tempo, os residentes de Espungabera dependiam exclusivamente de energia daquele país vizinho. Ciente desta preocupação, o governo moçambicano desembolsou 240 milhões de meticais para a instalação da rede eléctrica nacional, segundo avançou Eduardo Pinto, delegado da EDM em Manica.

“Neste momento, os trabalhos estão concluídos para Espungabera; já estamos alimentar a partir da rede nacional. Em Rotanda, neste momento, estamos na fase final e acreditamos que dentro de duas semanas vamos alimentar a partir da rede nacional. É um projecto financiado pelo governo, na ordem de 240 milhões de meticais”, referiu.

Pinto, que avançou que o projecto está igualmente a abranger outros povoados do distrito de Mossurize, beneficiando cerca de 200 clientes, revelou que a qualidade de energia fornecida, está a interessar o Zimbabwe que começou a encetar contactos para se beneficiar da mesma.

“Para além de Espungabera, houve grande avanço no processo de electrificação, quer no posto administrativo de Bunga, Goi-goi, Dacata e Muchenezi”, avançou Pinto.

A rede elétrica nacional que hoje alimenta Espungabera e povoados circunvizinhos, parte de Gonda na província de Sofala, numa extensão de 175 quilómetros de rede de média tensão.

fonte: opais.sapo.mz

Comentário