Internacional

Xanana ameaça desencadear processo de destituição do Presidente da República

Terça-feira, 10/07/2018 | 10:46 O líder do maior partido da coligação do Governo em Timor-Leste, Xanana Gusmão, ameaçou desencadear um processo de destituição do Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, se este mantiver a "rejeição sistemática e não fundamentada" de membros do Governo propostos pelo primeiro-ministro, escreve o Notícias ao Minuto.

Xanana ameaça desencadear processo de destituição do Presidente da República

Gusmão diz que o chefe de Estado tem obrigação de respeitar o princípio da separação dos poderes. Por isso, diz que a rejeição sistemática e não fundamentada, pelo PR, dos nomes dos titulares propostos pelo primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, para integrar o Governo pode ser vista como uma tentativa de usurpação de poderes.
Lu-Olo continua a recusar-se a dar posse a um conjunto de membros do Governo propostos por Ruak, ou por alegadamente terem o seu nome identificado nas instâncias judiciais competentes.

As bancadas da AMP no Parlamento negaram um pedido de autorização de Lu-Olo para uma visita de Estado a Portugal, que a constituição exige, por o responsabilizarem pelo impasse.

Por duas vezes Xanana Gusmão já se recusou a tomar posse, faltando ainda cerca de uma dezena de elementos poderem assumir formalmente as suas funções, sendo que a maioria dos que não tomaram posse são do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT).

fonte: opais.sapo.mz

Comentário