3 conselhos para que seus panos de prato não sejam um ninho de bactérias!


Gastronomia

3 conselhos para que seus panos de prato não sejam um ninho de bactérias!

Thursday, 12/07/2018 | 15:15 Como as esponjas, os panos de pratos são pequenos paraísos de bactérias.

Resultado de imagem para 3 conselhos para que seus panos de prato não sejam um ninho de bactérias!

Um recente estudo, pouco apetitoso, alerta  sobre as colônias de germes que se desenvolvem nestes pedaços de panos e que podem ser a origem de intoxicações alimentares ou infecções mais graves. Aqui estão 3 conselhos muito fáceis e simples para evitar estes problemas.

Um pano para cada uso

Um pano para todos os usos aumenta os riscos de contaminação cruzada. Para evitar estes problemas, tenha vários panos de pratos (de cores, tecidos  ou desenhos diferentes) em uso ao mesmo tempo: um pano de prato para enxugar as vasilhas, um pano para enxugar as mãos, um para os copos e (o ideal) um para enxugar a mesa de trabalho ou pia (para este último o ideal é o pano esponja).

Um local para secar bem

As bactérias adoram a umidade. Evite portanto deixar seu pano de prato embolado sobre a mesa (ou pia) depois de usado, ou mesmo  predê-lo no mesmo gancho com outros panos. O ideal é ter um pequeno porta panos para cada um deles. O ideal seria porta panos onde eles ficassem estendidos, sem embolar, para secar rápido.

Lavar pelo menos uma vez por semana

Se você tem uma família numerosa, lave seus panos de pratos duas a três vezes por semana. Se você não tem muitas pessoas em casa ou se você cozinha raramente, deve pelo menos lavá-los uma vez por semana. Para estar seguro de que seus panos estão livres de bactérias, lave seus panos de prato ou mãos em água quente (60°C.). Você pode colocar um pouco de bicarbonato de sódio ou vinagre branco na máquina para desinfetá-los ainda melhor. 

fonte: receitas-sem-fronteiras.com

Comentário