Saúde - Bem-Estar

COISAS QUE DEVE COMEÇAR A FAZER (JÁ) PARA VIVER AO MÁXIMO A SUA VIDA

Tuesday, 17/07/2018 | 14:48 O cansaço, a rotina, o desinteresse e a ansiedade andam a dar cabo de si? Há pequenos gestos que podem ter efeitos muito benéficos no seu organismo a nível psicológico, físico e até emocional. O plano que muitos especialistas recomendam!

10 coisas que deve começar a fazer (já) para viver ao máximo a sua vida

A rotina e o stresse a que estamos expostos diariamente tem um impacto determinante no nosso organismo a nível psicológico, físico e emocional. A falta de paciência que demonstramos perante as exigências habituais e o mau humor que, mesmo sem razão aparente, se apodera de nós, são sinais de que algo não está bem. Pare uns instantes e leia as nossas dicas, ideais para recuperar a energia e a viver em pleno o dia a dia.

1. ADQUIRA NOVOS HÁBITOS

Em vez de começar o dia à pressa, experimente levantar-se um pouco mais cedo. Um quarto de hora é suficiente! Combata a preguiça debaixo dos lençóis e salte da cama assim que o despertador tocar. Tome um banho revigorante ao som da sua música favorita e, de seguida, um pequeno-almoço completo, com todos os nutrientes que necessita para se sentir cheio de energia ao longo do dia.

2. DEFINA PRIORIDADES

É importante definir etapas ao longo do dia para que consiga tirar maior proveito das suas capacidades. Tenha em mente qual o período em que se encontra mais produtivo e aposte nesses momentos para se dedicar 100% às atividades mais exigentes do seu quotidiano. Para evitar surpresas, cumpra cada prioridade segundo o seu grau de importância.

3. QUEBRE A ROTINA

Fazer as coisas sempre da mesma maneira é prático mas pode revelar-se pouco estimulante para o organismo, tanto a nível físico como psicológico. Introduza elementos novos na sua rotina. Estimule a mente, tentando memorizar algumas tarefas ou compras que pretende fazer, em vez de apontar tudo na agenda. Inove em pequenas coisas como o regresso a casa, aproveitando o final do dia para um passeio pelas ruas da cidade.

4. MIME-SE

Para ultrapassar os momentos de maior stresse, é vital reservar tempo para viver além do trabalho e das obrigações habituais. Pare de adiar constantemente as atividades simples e que lhe dão prazer. Marque já uma sessão no spa, inscreva-se no curso que anda a cobiçar há algum tempo ou comece hoje mesmo a ler aquele livro de que toda a gente fala. Notará a diferença!

5. NÃO PASSE MUITAS HORAS SEM COMER

A alimentação influencia aquilo que somos e a forma como nos sentimos. Nunca abdique do pequeno-almoço, a refeição mais importante do dia! Ao longo do dia, nunca passe mais de três horas sem comer. Aproveite o almoço para repor energias, mas também, para comer bem e com calma.

 

 

6. APOSTE NA AMIZADE

Partilhar as dúvidas e problemas diminui a tensão. Ouvir os outros e saber a sua opinião pode ajudar-nos a tomar decisões. Não admira, portanto, que estudos científicos afirmem que as pessoas que têm verdadeiros amigos são mais felizes, mais saudáveis e vivem mais tempo.

O sentimento de pertença é importante para a saúde emocional e o bem-estar de cada um de nós. Por isso, invista nas suas amizades e dê espaço a que novos amigos surjam na sua vida.

7. MEXA-SE

Fazer exercício baixa a concentração das hormonas que produzem o stresse e, simultaneamente, liberta endorfina, responsável por sensações agradáveis. Se não é adepta de ginásios e horários fixos, atividades ao ar livre como um passeio de bicicleta, uma caminhada ou umas braçadas no mar são boas alternativas.

Escolha a atividade que preferir e pratique-a regularmente. Pelo menos duas vezes por semana pois, segundo um estudo da Universidade da Geórgia, a prática regular de exercício de baixa intensidade pode reduzir em 65% a fadiga.

8. ESCOLHA O MENU CERTO

Diga não à fast food, ao álcool, ao café, ao açúcar, às gorduras e ao sal em excesso e aposte num prato completo, com alimentos nutritivos e ricos em antioxidantes, que aumentam a resistência física às infeções e ajudam a prevenir doenças. A lista dos ingredientes que deve passar a consumir mais inclui o tomate, os espinafres, os brócolos, a framboesa, a manga, o pêssego, o melão, a papaia, os cereais integrais e o chá verde.

9. COMBATA OS INIMIGOS DO BEM-ESTAR

Dormir poucas horas, fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso, não separar a vida pessoal da profissional, viver intensamente a rotina diária sem pausas ou dias de férias, ter uma atitude negativa perante os problemas e o sedentarismo são alguns dos maus hábitos dos dias de hoje que mais importa combater e contrariar.

10. INVISTA NA SUA INTIMIDADE

Muitas vezes colocada em segundo plano, como revelam vários estudos internacionais, a atividade sexual é uma importante arma contra o stresse, que deixa a pessoa realizada e confiante. Para além de queimar calorias, uma vida sexual ativa proporciona vitalidade e energia, ao fornecer oxigenação às células e estimular a atividade de vários sistemas do corpo, como o circulatório.

Várias pesquisas apresentadas internacionalmente demonstram ainda que o sexo aumenta o nível de hormonas femininas na mulher, reduzindo o risco de ataque cardíaco, para além de também beneficiar os homens. Para que possa dar um novo impulso à sua vida sexual, damos-lhe, de seguida, uma série de ideias. Posições sexuais que pode e deve experimentar ou voltar a reproduzir em várias divisões da sua casa.

fonte: txiling.sapo.mz

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