Saúde - Bem-Estar

EXERCÍCIOS PARA PÔR O SEU FILHO A MEXER

Tuesday, 17/07/2018 | 15:13 ‘Mãe está na hora da ginástica!’ será a frase que mais irá ouvir durante os próximos tempos.

7 Exercícios para pôr o seu filho a mexer

Crescemos a ouvir que os pais são o exemplo, e bem sabe que as crianças aprendem através da observação e repetição do que veem, no que diz respeito à prática de exercício físico isso não é exceção. Manter as crianças e os adolescentes ativos hoje em dia é um desafio, cabendo à família, amigos e professores influenciarem uma mudança no seu comportamento. Sempre que expostas a oportunidades de criação de confiança nas suas habilidades físicas no início da vida, as crianças tendem a ser mais ativas e saudáveis quando crescem.

Desafiamo-lo a pôr o seu filho a mexer e a afastá-lo da vida sedentária, como é o caso da televisão, do sofá e dos tablets, com os exercícios que se seguem.  Pronta para começar?

Existem sete exercícios que pode praticar: se está a começar pode, por exemplo, fazer um por dia, mas se se sentir à vontade pode fazer todos pelo menos duas vezes por semana. Os exercícios são simples e práticos, não necessitando de materiais, apenas de um pequeno espaço onde se sinta à vontade e confortável. Com este treino irá tonificar, equilibrar e até mesmo relaxar o corpo na melhor companhia: a do seu filho.

Divirta-se, inspire-se e crie conexão. Estes momentos são únicos, especiais e reforçam de forma consciente a relação entre mãe e filho.

1. AGACHAMENTO COM AS MÃOS DADAS

Frente a frente de mão dadas, com os braços esticados numa posição confortável, imagine que se vai sentar num banco. Afastar as pernas à largura da anca, ao agachar (sentar) os joelhos vão para fora e alinham com a ponta do pé (sem o ultrapassar). Descer em 2 segundos, subir em 2 segundos.

Realizar três séries de 10 repetições. Descansar 30 segundos entre séries.

2. AGACHAMENTO COM SALTO HIGH FIVE

Frente a frente em posição de agachamento, colocar as mãos abertas à frente do peito e saltar para dar um “High Five” no ar. Se o seu filho for mais pequeno mantenha-se em posição de agachamento e deixe-o saltar até alcançar as suas mãos.

Realizar três séries de 10 saltos. Descansar 1 minuto entre séries.

 

 

3. PRANCHA SUPER-HOMEM (OU MULHER MARAVILHA)

Lado a lado, deitar de barriga para baixo em posição de prancha, em quatro apoios (pés e mãos), com os pés à largura da anca e as mãos à largura dos ombros.

Esticar o braço de forma alternada (opção mais avançada retirar a perna oposta ao braço do chão). Manter o queixo para dentro, alinhando o pescoço com o resto da coluna. Um ótimo exercício para trabalhar equilíbrio e coordenação motora.

Realizar três séries de 10 repetições. Descansar 30 segundos entre séries.

4. ABDOMINAIS SIT-UP

Frente a frente, deitar de barriga para cima com os pés intercalados, manter o calcanhar próximo dos glúteos. Pontas dos dedos das mãos por cima das orelhas, cotovelos para fora, afastados da cabeça. Subir o tronco em simultâneo a 45 graus, mantendo o peito aberto, costas direitas e juntar as palmas da mão ao subir. Manter os pés sempre no chão.

Realizar três séries de 10 repetições. Descansar 30 segundos entre séries.

5. AVIÃO

Lado a lado, com os pés à largura da anca, inclinar lentamente o tronco à frente e ao mesmo tempo esticar uma perna a trás, tentar colocar o calcanhar alinhado com os glúteos. Braços descontraídos ao lado do tronco como se fosse um avião e com um enorme sorriso na cara. Contrair a barriga para ajudar no equilíbrio.

Realizar 30” na posição e trocar de perna. Repetir 3 vezes e descansar 30 segundos entre posição.

 

6. COBRA

Deitados de barriga para baixo, com as coxas, as pernas e o peito do pé em contacto com o chão, colocar as mãos ao lado do peito e empurrar o chão subindo o tronco, mantendo uma ligeira curvatura na zona lombar. Ombros para baixo, longe das orelhas e o pescoço relaxado.

Realizar 15” na posição e descansar. Repetir 3 vezes.

7. CHILD POSE (PEDRA)

Começar na posição ajoelhada com os joelhos ligeiramente afastados. Tente sentar no calcanhar (peito do pé no chão). Caminhe com as mãos para a frente até o peito tocar nas coxas e a testa no chão (mantenha uma posição confortável sem forçar), com os braços sempre alongados ao longo do tronco. Manter uma respiração profunda.

fonte: lifestyle.sapo.mz

Comentário