Sociedade - Economia

Pesquisadores dizem que investimentos no agro-negócio ainda não surtiram efeitos

Friday, 20/07/2018 | 10:40 Pesquisadores do Observatório do Meio Rural dizem que os Investimentos feitos pelo Estado na mecanização ainda não estão a surtir efeitos desejados.

Pesquisadores dizem que investimentos no agro-negócio ainda não surtiram efeitos

 Esta posição foi apresentada, esta quinta-feira, na conferência sobre Políticas Públicas Para o Agro-negócios que decorre em Maputo.

Numa altura em que o Governo tem centrado grande parte dos investimentos públicos na agricultura, o Observatório do Meio Rural considera que estes não estão a ter o impacto desejado para as comunidades.

Durante a conferência foi apresentado um estudo que revelou que as máquinas distribuídas em algumas zonas do centro e norte não estão a servir para as comunidades. É que os gestores priorizam a lavoura dos campos pessoais em detrimento dos da comunidade.

Na recente reunião, realizada em Gaza, pelo Fundo de Desenvolvimento Agrário, para analisar a mecanização agrária no sul do país, foi revelado que produtores desta região não solicitam as máquinas disponíveis para a lavoura e que usam animais para o efeito.

Cenário totalmente diferente nas zonas centro e norte, onde não há máquinas suficientes para lavrar todas as terras dos produtores.

fonte: opais.sapo.mz

Comentário