China vai dominar a economia global até 2050


Internacional

China vai dominar a economia global até 2050

Friday, 20/07/2018 | 11:32 Nas próximas três décadas, a economia global será dominada pela China, e a economia dos EUA perderá força e ficará atrás da Índia, diz a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC).

Segundo um relatório da PwC, a Rússia se tornará a principal economia europeia à frente da Alemanha, Reino Unido e Itália, com um PIB de 7 trilhões de dólares.

O relatório, chamado "A visão de longo prazo: como a ordem económica global mudará até 2050?", Classificou 32 países, com base em seu Produto Interno Bruto projectado pela Paridade de Poder de Compra (PPP).

A PwC concluiu que, em 2050, o PIB da China chegaria a 58,5 trilhões de dólares, a Índia, mais de 44 trilhões, enquanto os EUA teriam uma economia de 34,1 trilhões.

"Esperamos que esse crescimento seja impulsionado em grande parte pelos mercados emergentes e países em desenvolvimento, com as economias E7 do Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Rússia e Turquia crescendo a uma taxa média anual de quase 3,5% nos próximos 34 anos, comparado a apenas 1,6% para as nações avançadas do G7 no Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e EUA", disse o relatório.

Dado um crescimento anual robusto de quatro a cinco por cento, prevê-se que o Vietname, as Filipinas e a Nigéria sejam os maiores a subir no ranking do PIB.

Espera-se que a participação dos EUA e da Europa no PIB mundial diminua, enquanto as economias, chinesa e indiana deverão crescer significativamente.

A empresa de consultoria também previu 2050 números do PIB com base nos ratings de troca de mercado, um método alternativo para o cálculo do PIB. Nesses rankings, os EUA perderão o domínio global até 2030, e a diferença só crescerá até 2050, com a China tendo um PIB de quase 50 trilhões de dólares e os EUA com os mesmos 34,1 trilhões. 

A Paridade do Poder de Compra (PPP) é uma teoria económica que compara as moedas de diferentes países por meio de uma abordagem de "cesta de mercadorias" de mercado. 

A PPP determina a produtividade económica e os padrões de vida de vários países ao longo de um período. Como as taxas de câmbio do mercado flutuam substancialmente, muitos economistas consideram a PPP como uma maneira mais precisa de estimar a economia de um país.

fonte: folhademaputo.co.mz

Comentário