Desporto

Hilário da Conceição e Shéu Han proferem palestra “Viver o Futebol”

Tuesday, 24/07/2018 | 13:47 A Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Pedagógica acolheu, nesta terça-feira, palestra intitulada “Viver o Futebol”.

 Resultado de imagem para Hilário da Conceição

A palestra foi orientada pelas antigas vedetas da selecção portuguesa, Shéu Han e Hilário da Conceição.

Shéu Han nasceu no Inhassoro, província de Inhambane, é um ex-futebolista português, jogou 19 anos no Benfica, de 1970 a 1989. É actualmente membro da direcção do Sport Lisboa e Benfica.

Para Shéu han é necessário que haja um compromisso profissional para se fazer um bom futebol, existem actividades que um atleta deve evitar, o foco e disciplina são importantes. “O meu futebol de rua não era suficiente para acompanhar o futebol profissional, tive de me adaptar, perder a qualidade individual e ganhar a qualidade colectiva, o que não foi tarefa fácil, mas isso não foi um sacrifício porque eu gostava de praticar o futebol” acrescentou.

Hilário da Conceição fez 39 jogos pela Selecção Portuguesa. A sua estreia foi em 11 de Novembro de 1959 em um amistoso entre França-Portugal. O grande momento da carreira de Hilário ocorreu no mundial de 1966. Jogou ao lado de Eusébio e Coluna, na selecção de Portugal que conquistou o 3º lugar no Mundial de 1966, considerado o melhor defesa esquerdo na Inglaterra.

Para Hilário, existem hoje, condições melhores para se praticar desporto em Moçambique, há mais campos e ginásios, que na sua época, e questionou a razão de atletas moçambicanos pouco se fazerem sentir na alta competição. “Antes nós, não queríamos especificamente ganhar dinheiro, jogávamos futebol por amor, os jovens de hoje tem uma tendência de querer ganhar dinheiro antes de jogar o próprio futebol”, disse Hilário.

fonte: opais.sapo.mz

Comentário