Jantar tardio? As consequências podem ser bastante graves


Saúde

Jantar tardio? As consequências podem ser bastante graves

Wednesday, 25/07/2018 | 11:33 Focar-se no horário das refeições para evitar jantares fora de horas reduz o risco de cancro, garante estudo.

Jantar tardio? As consequências podem ser bastante graves

Cancro da próstata e da mama são aqueles cujo risco pode ser facilmente diminuído – basta evitar os jantares muito tardios, garantem os investigadores do Instituto de Medicina Geral de Barcelona que explicam que o problema está no deitar-se logo após ter jantado.

Porque não só o tabaco e raios UV se apontam como de risco ao desenvolvimento de cancro, outros aspetos que fujam a um estilo de vida saudável também são de se evitar e vale a pena especificá-los de forma a consciencializar a população geral, mesmo a mais saudável, para um comum problema a nível global.

Posto isto, o grupo de investigação espanhol alerta que refeições feitas a menos de duas horas antes da hora de se ir deitar são desaconselhados por aumentarem o risco da referida doença em 20%.

Tais dados resultaram de uma análise feita a uma amostra de mais de 4000 indivíduos (com e sem cancro), seguidos entre 2008 e 2013 e que foi agora publicada no ‘International Journal of Cancer’.

Quanto ao motivo, prende-se não só com o risco de obesidade mas também com um perfil metabólico lento – aspetos associados à natureza da dieta seguida, mas que ganham relevância aquando do horário a que se come.

fonte: noticiasaominuto.com

Comentário