Saúde

Vacina da gripe de longa duração poderá por um basta a injeções anuais

Wednesday, 25/07/2018 | 15:37 A equipa de cientistas britânicos, por trás da descoberta revolucionária, acredita que apenas duas ou três injeções poderão constituir uma proteção a longo prazo contra as diferentes estirpes da doença.

Vacina da gripe de longa duração poderá por um basta a injeções anuais

vacina que está a ser desenvolvida em laboratório poderá tornar obsoleta a necessidade dos indivíduos se submeterem a vacinas anuais contra a gripe.

A professora e líder do estudo Sunetra Gupta, da Universidade de Oxford, disse: “Esta investigação apresenta a oportunidade não só de criar uma vacina mais eficaz contra a influenza endémica, com menor custos, mas também uma melhor proteção contra potenciais pandemias de gripe”.

De ano em ano, os cientistas tem que prever quais serão as caraterísticas da nova estirpe da gripe. Consequente, médicos e cientistas correm sempre o risco de desenvolver uma vacina obsoleta, já que o vírus poderá ter sofrido mutações durante esse período de tempo.

O tipo de vacina usado atualmente funciona ao suscitar uma resposta imunitária e auxiliando o corpo a reconhecer os antigénios.

Todavia, a nova vacina irá ter como objetivo identificar os antigénios conhecidos por epitopos. Os epitopos variam significativamente menos mesmo em estirpes de gripe diferentes.

A professora Wendy Barclay, do Imperial College London, afirmou: “Este trabalho pode significar que não será necessário atualizar a vacina da gripe anualmente”.

fonte: noticiasaominuto.com

Comentário