Um ensaio, mesma causa: MOZKIDS prometem brilhar na sexta gala


Entretenimento

Um ensaio, mesma causa: MOZKIDS prometem brilhar na sexta gala

Friday, 27/07/2018 | 11:11 Faltam três dias para a sexta gala do MOZKIDS Talents.

Um ensaio, mesma causa: MOZKIDS prometem brilhar na sexta gala

Por isso, como é de costume, os 23 concorrentes apurados encontraram-se, esta quarta-feira, em Maputo, com a professora Maria Helena Pinto para juntos acertarem pormenores e, consequentemente, garantirem uma excelente actuação.

As primeiras crianças a ensaiarem foram as irmãs Gleese e Ramla Semkiwa, concorrentes da categoria de Teatro. Para a gala do próximo sábado, a realizar-se no Cine Scala, a partir das 13h, as pequenas actrizes prepararam a peça “Deslocados de Cabo Delgado”, na qual retratam os dramas das populações afectadas pelos ataques perpetrados naquela província do Norte do país. Em causa está um enredo que projecta uma peça burlesca, no entanto, igualmente didática. Aliás, mesmo a propósito disso, a mais velha das irmãs, Ramla, tratou logo de esclarecer durante o ensaio: “Com esta peça, o nosso desejo é fazer as pessoas rirem e aprenderem”. E para que o riso não falte, as crianças investiram muito na verosimilhança, há mais de dois mil anos apontada por Aristóteles como um dos elementos fundamentais na arte de representação da realidade pelos artistas. Inclusive, o sotaque apresentado por Gleese é makhuwa, o que confere à peça esse carácter cómico e espontâneo que as duas têm preservado.

Como calha com as outras peças apresentadas por Gleese e Ramla Semkiwa, “Deslocados de Cabo Delgado” foi escrita por Sara Cossa, a mãe das concorrentes, quem, habitualmente, prepara o texto num dia, sempre considerando a personalidade de ambas. Além de escrever o texto, Sara Cossa também é responsável pelo primeiro ensaio da dupla.

Ainda hoje, participaram, no ensaio com Maria Helena Pinto, Alayna Dava, quem deixou uma promessa clara e inequívoca: “Vou fazer as pessoas ficarem muito contentes e orgulhosas de mim porque vou dar o meu melhor”, disse a menina que, na sexta gala, vai declamar um poema bem ao estilo de “Se me quiseres conhecer”, de Noémia de Sousa, declamado na quarta gala. Como a pequena Dava, outra concorrente da categoria de Poesia que está muito confiante é a Natolys Manjate. Para sábado, a declamadora mais votada na última semana preparou excertos de um poema de Mia Couto, com muitas surpresas, garante. 

Com efeito, todos os concorrentes que ensaiaram esta quarta-feira mostraram-se muito confiantes, não em ganhar o concurso, que isso não depende apenas deles, mas em dar um grande espectáculo no Scala. É o caso de Dárcia Mondlane: “Quem for a ver-me no Cine Scala não vai perder muita emoção e muita alegria”.

A dupla de dança Stivenson e Elaina, na sexta gala desta iniciativa da SOICO, em parceria com o BancABC, vai apresentar-se ao ritmo do samba, porque, segundo eles, é o género que melhor dominam.

De acordo com Maria Helena Pinto, os ensaios de hoje revelam que os concorrentes estão extremamente bem preparados para brilhar em mais uma gala do MOZKIDS Talents, que, voltou a sublinhar, já não é um concurso, é um espectáculo. 

fonte: opais.sapo.mz

Comentário