Sociedade

Manhiça conta com sistema multiuso de abastecimento de água

Monday, 06/08/2018 | 10:25 Numa cooperação entre o Governo e a CCS Itália, o Governador da Província de Maputo, Raimundo Diomba inaugurou o sistema multiuso de abastecimento de água na Localidade 25 de Setembro, no distrito da Manhiça, Província de Maputo.

Manhiça conta com sistema multiuso de abastecimento de água

O acto foi testemunhado por centenas de pessoas residentes naquela Localidade, também conhecida por Xihenhice, que saudaram a entrega da nova Infra-estrutura social.
 
Segundo comunicado, o sistema instalado possui dois fontanários para o consumo humano, um bebedouro para o gado, uma estufa para produção hortícola, com dois depósitos de água, com capacidade total de 20.000 litros. O sistema funciona com base em energia eléctrica da rede nacional.
 
O sistema de abastecimento de água prevê beneficiar 4.443 pessoas, das quais 2.374 são mulheres, que atravessavam por grandes dificuldades percorrendo longas distâncias a busca deste precioso líquido.
 
Está iniciativa surge no âmbito do projecto denominado “Intervenção para reactivação agro-pecuária e hídrica para o fortalecimento da resiliência nos Distritos de Marracuene, Magude e Manhiça”.
 
O objectivo do projecto é mitigar os efeitos causados pela seca prolongada do El Niño na Região da África Austral, melhorando a vida das populações no que diz respeito a insegurança alimentar e desnutrição, lê-se no comunicado.
 
O projecto está orçado em dois milhões e quinhentos mil euros e terá a duração de três anos prevendo beneficiar 90.000 pessoas.

 

fonte: opais.sapo.mz

Comentário