Sociedade

Governo de Inhambane e parceiros entregam casas às vítimas do Dineo

Tuesday, 07/08/2018 | 11:34 Governo de Inhambane e parceiros fizeram a entrega de um total de 2010 casas feitas de material misto composto por estacas, cimento, pedra, chapas de zinco, nesta segunda-feira, no Município de Inhambane a igual número de vítimas do ciclone Dineo de 2017.

Governo de Inhambane e parceiros entregam casas às vítimas do Dineo

O projecto foi financiado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), em parceria com os Governos Municipal e Provincial, tendo custado perto de meio milhão de dólares.

A cerimônia de entrega decorreu no bairro Machavenga, arredores do município de Inhambane. O projecto resulta de um protocolo de parcerias rubricado em Janeiro do presente ano, entre o Governo provincial e a OIM, cujo valor total é de 450 mil dólares.

“Este é o resultado de um esforço conjunto entre vários órgãos da nossa província, entre elas, o Município de Inhambane, a Direcção das Obras Públicas Recursos Hídricos e Habitação, em fim, cada um na sua área, que em Janeiro deste ano rubificamos um acordo de cooperação com o Governo Americano através da OIM que hoje colhemos estes frutos” disse Daniel Chapo, Governador da Província de Inhambane

O governante referiu que tem realizado encontros semanais com este grupo de apoiantes, com vista a desenhar estratégias para fazer face aos efeitos do vendaval que fustigou sobremaneira a província.

Ana Furukawa, representante daquela organização disse que o projecto é transitório e visava aliviar pontualmente, o sofrimento das vítimas.

“Nós apoiamos o projecto de uma forma temporária para que as vítimas do ciclone do ano passado, aqui na província pudessem ter onde reclinar a cabeça” explicou.

Os beneficiários apesar de, não ainda existir a iluminação pela rede eléctrica nacional, não conseguiram esconder sua emoção.

“Nós submetemo-nos a morar na casa dos nossos vizinhos, familiares e conhecidos, após o incidente quando perdemos as nossas casas, mas tempo depois ofereceram nos tendas e aliviamos um pouco o sofrimento, mas agora estamos felizes, com esta oferta de casa” declarou emocionado Inácio Sebastião, em representação dos beneficiários.

As 210 casas estão construídas em três bairros do Município de Inhambane e tiveram a duração de seis meses.

fonte: opais.sapo.mz

Comentário