Ébola: OMS recomenda reforço da vigilância nos países vizinhos


Internacional

Ébola: OMS recomenda reforço da vigilância nos países vizinhos

Quinta-feira, 09/08/2018 | 10:57 A Organização mundial da Saúde (OMS) recomendou aos países vizinhos da República Democrática do Congo (RDC), nomeadamente ao Rwanda; Uganda; Burundi e Sudão do Sul a reforçarem a vigilância ao longo das suas fronteiras.

A recomendação da OMS surge depois da detecção de quatro novos casos de mortes causados pelo Ebola, no Leste da RDC.

Foram identificados 30 pontos de entrada, com o objectivo de reforçar a capacidade de vigilância, com o objectivo de se detectar e tratar rapidamente os novos potenciais casos do Ebola.

Um novo balanço publicado terça-feira pelo Ministério congolesa da Saúde confirma quatro novos casos de mortes provocados pela febre hemorrágica.

Os quatro casos foram registados em Mabalako, próximo da localidade de Mangina, província do Kivu-Su, onde foi declarado o surto, no 01 de Agosto.

Até agora, as autoridades sanitárias congoleses contabilizaram 34 mortos causados pela décima epidemia de Ebola, na RDC.

"No total, 43 casos foram registados na província do Kivu-Norte, dois quais 16 confirmados e 27 prováveis", declarou o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, durante uma conferência de imprensa, terça-feira, em Genebra.

O director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e o seu adjunto encarregue das intervenções de urgência, Peter Salama, são esperados quinta-feira na RDC.

fonte: folhademaputo.co.mz

Comentário