Sociedade - Negocios

Porto de Pemba com fluxo de navios baixo

Monday, 13/08/2018 | 11:58 O Porto de Pemba, em Cabo Delfgado, oferece óptimas condições naturais para receber navio de grande porte: está situado na maior baía de África, as suas águas chegam a 12 metros de profundidade no cais e mesmo em momentos de maré baixa o canal de acessos tem 8 metros de profundidade.

Porto de Pemba com fluxo  de navios baixo

Apesar dessas vantagens, o Porto de Pemba é um lugar fantasma, onde o fluxo de navios é muito baixo.

Em um mês, em média, entram apenas dois navios e também não é estranho fechar-se o mês sem receber navios de grande porte, que são os mais importantes para o facturamento.

A empresa Caminhos-de-Ferro de Moçambique, proprietária do Porto de Pemba, tem uma explicação para o problema.

"Falta mercadoria para o Porto de Pemba, mas as grandes mineradoras que exploram grafite no distrito de Balama, aqui em Cabo Delgado, preferem fazer longas distâncias de camiões levando a mercadoria para o Porto de Nacala, na província de Nampula".

A falta de navios não permite a entrada de divisas, factor que pode dificultar no pagamento de salários de mais de 100 trabalhadores. Em 2013, a carga manuseada foi de mais de 289 mil toneladas e 2017 o número caiu para cerca de 150 mil toneladas. Ou seja, quase a metade!

fonte: opais.sapo.mz

Comentário