Desporto

Moçambique nos quartos-de-final do Afrobasket 2018

Thursday, 16/08/2018 | 14:38 De repente, um apagão no Maxaquene! Jogava-se o terceiro período e faltavam 1:43 por se jogar nesta etapa. Moçambique vencia por 43-36 e o jogo estava quente, quente mesmo.

Moçambique nos quartos-de-final do Afrobasket 2018

Uma hora… foi o tempo que durou o blackout. E o público? E que público… Esse, não arredou o pé daquele recinto. Com o tempo a passar, temia-se o pior. Caso o jogo fosse cancelado, tinha que se repetir o jogo do “zero”. E, isso não era o que os adeptos queriam, até porque tudo fazia crer que aquele era o dia sim para a selecção moçambicana. Mas enfim, o problema foi soluccionado para a alegria dos presentes e retomou-se a partida.

Filme do jogo...

Vindo de duas vitórias, em igual número de jogos, Moçambique entrou forte para este jogo apostando em jogadas de penetração. As egípcias procuraram responder, mas Moçambique acabou vencendo o primeiro período por 16-11.

No segundo período, as egípcias melhoraram de prestação, mas pela frente um Moçambique que esteve bem a defender e atacar saindo da primeira parte a vencer por 34-27, isto é, uma diferença de 7 pontos.

No terceiro período, com o público a fervilhar nas bancadas e a apoiar incondicionalmente Moçambique, o combinado nacional foi se impondo nas tabelas, mesmo depois do apagão, as guerreiras sub-18 voltaram fortes saindo desta fase a vencer por 45-36.

No quarto e decisivo período, as egípcias entraram nervosas e Moçambique aproveitou se disso para aumentar a vantagem. No final do jogo o placar indicava 57-45.

Com esta vitória, Moçambique termina a fase de grupos na primeira posição com seis pontos e garante a sua presença nos quartos-de-finais da competição.

Do lado moçambicano, Filipa Calisto foi a melhor cestinha com 21 pontos.

Ruanda vence Cabo Verde (57-32)

Entraram bem as ruandesas que estiveram bem a defender e a atacar, controlando o primeiro período, etapa em venceu por 22-6. No segundo período, Cabo Verde procurou responder com forte jogo interior reduzindo consideravelmente a desvantagem. Entretanto, as ruandesas fizeram os reajustes necessários saindo da primeira parte a vencer por 33-17.

O terceiro período foi mais do mesmo, com o Ruanda a se impor nas tabelas e Cabo Verde com dificuldades de fazer o seu jogo. Graças a sua pujança ofensiva, o Ruanda venceu esta etapa por 45-21. O quarto período foi de confirmação do poderio do Ruanda que venceu o jogo por 57-32.

Assim, os ruandeses terminam a fase de grupos na 2ª posição com cinco pontos, menos um que Moçambique que não perdeu nesta etapa. Cabo Verde, selecção estreante nesta prova terminou esta fase na última posição sem nenhuma vitória.

Mali vs Angola: o aperitivo desta quarta

As emoções do Afrobasket voltam esta quarta-feira. O embate Mali e Angola é o jogo mais aguardado da terceira e última jornada do grupo B. trata-se de duas grandes selecções que lideram o grupo com quatro pontos. Este embate irá decidir qual das duas equipas irá terminar a fase de grupos na primeira posição. Este é um jogo a não perder as 18h00 na Stv Notícias.

Noutra partida deste grupo, a República Democrática do Congo irá medir forças com a formação do Uganda, uma partida a ser transmitida também em directo a partir das 15h45 .

 

 

fonte: opais.sapo.mz

Comentário