Internacional

Ibrahim Boubacar Keïta reeleito com 67,17% dos votos

Friday, 17/08/2018 | 12:03 Ibrahim Boubacar Keïta foi reeleito presidente do Mali, na segunda volta, para um novo mandato de cinco anos com 67,17% dos votos, e o opositor Soumaila Cissé obteve 32,83% dos votos.

Ibrahim Boubacar Keïta reeleito com 67,17% dos votos

A taxa de participação na segunda volta das presidenciais, no último  domingo foi de 34,54%, ainda mais baixa que na primeira volta, realizada a 29 de julho, anunciou nesta quinta-feira na televisão pública maliana o ministro da Administração Territorial, Mohamed Ag Erlaf, citado pela DW.

Entretanto, o candidato do partido da oposição, Soumaila Cisse, disse antes da divulgação dos resultados que não os aceitaria, alegando que o seu adversário, o reeleito, Ibrahim Boubacar Keita protagonizou uma série de fraudes incluindo compra de votos e boletins falsos.

Observadores internacionais da União Europeia e Nações Unidas pedem calma.

A tomada de posse de Keïta está prevista para quatro de Setembro próximo. No mandato passado foi alvo de críticas por não ter conseguido reduzir a onda de violência jihadista e étnica no Mali. Os ataques extremistas alastraram-se até ao centro do país, onde estão presentes o grupo jihadista Estado Islâmico e militantes ligados à Al-Qaeda..

fonte: opais.sapo.mz

Comentário