Internacional

Irão pressiona Europa

Monday, 20/08/2018 | 14:23 O governo do Irão apela para Europa acelerar o processo de salvação do acordo nuclear, colocado em risco com a saída dos Estados Unidos.

Irão pressiona Europa

Irão ameaça voltar a desenvolver armas nucleares caso não saia beneficiado deste acordo.

Desde que o presidente norte-americano, Donald Trump, retirou os Estados Unidos do acordo nuclear 2015 e impôs sanções económicas a Irão, a comercialização do petróleo iraniano passou a enfrentar restrições.

Os países signatários como França, Alemanha, Reino Unido, China e Rússia prometeram salvar o acordo nuclear assinado em 2015, mas até então o processo tem sido lento aos olhos do Irão que já começa a sentir os efeitos das sanções impostas pelos Estados Unidos.

Nesta segunda-feira, o Ministro iraniano de Negócios Estrangeiros voltou a pedir à União Europeia para acelerar os passos de salvação do acordo nuclear, caso contrário, Irão poderá voltar a produzir armas nucleares, desta vez, com mais intensidade.

Washington disse que as sanções contra Irão poderiam ser suspensas, caso Irão aceite negociar um novo acordo. Entretanto, o governo iraniano rejeita a proposta.

Em Novembro, espera-se mais sanções norte-americanas contra a economia iraniana.

 

fonte: opais.sapo.mz

Comentário