Tecnologia

Facebook retira 652 contas por coordenar campanhas de desinformação

Wednesday, 22/08/2018 | 14:15 O Facebook retirou 652 páginas que identificou como parte de campanhas coordenadas de desinformação originadas do Irão e da Rússia.

Facebook retira 652 contas por coordenar campanhas de desinformação

De acordo com a CNN, as páginas e grupos, alguns deles chamados de “Liberty Front Press”, espalham desinformação nos EUA, Reino Unido, América Latina e no Oriente Médio.

O Facebook disse que as campanhas coordenadas originadas no Irã incluíam 254 páginas no Facebook e 116 contas no Instagram que acumularam mais de um milhão de seguidores nos dois serviços.

As empresas de mídia vêm lutando para proteger suas plataformas antes das eleições dos EUA em Novembro, de modo a evitar a desinformação generalizada que se observou durante as presidenciais de 2016.

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, disse que as tentativas da empresa de identificar páginas, grupos e contas falsas estão ornando a rede social mais segura.
A revelação do Facebook veio depois que a Microsoft (MSFT) assumiu o controle de sites que a inteligência militar russa poderia ter tentado usar para hackear políticos americanos.

"Esta operação de influência ligada ao Irã visa promover narrativas políticas alinhadas com os interesses iranianos, incluindo temas anti-sauditas, anti-israelenses e pró-palestinos", disse Lee Foster, analista da FireEye.

A FireEye observou que a actividade ligada ao Irã que descobriu não parece ter sido planejada como uma tentativa de influenciar as eleições de 2018 dos EUA.
O Facebook está a trabalhar com a polícia dos EUA em uma investigação em andamento, e está a seguir páginas suspeitas há meses.

fonte: opais.sapo.mz

Comentário