Entretenimento - Agenda Cultural

“Caminhos da Luz” no Camões

Wednesday, 22/08/2018 | 14:24 Foi inaugurada no Instituto Camões – Centro Cultural Português em Maputo, a exposição “Caminhos da Luz” do fotógrafo moçambicano Mauro Vombe que resulta de uma parceria entre o fotógrafo e a Galp.

“Caminhos da Luz” no Camões

“Caminhos da Luz” é no fundo um convite a um tour aéreo sobre algumas zonas das cidades de Maputo e Beira, embarcando numa viagem semiótica que nos apresenta a energética simbiose Moçambicana entre o céu e a terra, a natureza e o homem, o presente e o passado, o movimento e o estático. Um retrato simbolicamente contagiante da energia e do desenvolvimento que representa Moçambique.

Esta mostra fotográfica integra também parte da exposição “Energizers”, apresentada este ano em Lisboa, numa iniciativa que resulta de uma parceria da Galp com a revista “Visão” e a “World Press Photo” e mostra, na primeira sala da galeria, fotografias de dois dos fotógrafos participantes: Mauro Vombe e António Camacho de Portugal. A exposição “Caminhos da Luz” conta com a produção da Grow, empresa de publicidade e comunicação.

Inicialmente formado em teatro, Mauro Vombe nasceu em 1988, em Maputo. Começou a trabalhar com fotografia em 2006. Sua prática está profundamente ligada às suas origens no teatro; cada uma de suas fotografias parece apenas a introdução de uma série de outras imagens que devem ser amarradas juntas como uma narrativa. Vombe faz parte de uma onda de jovens artistas que captam a nova geração de Moçambique. Venceu dois concursos nacionais de fotografia em 2013 e participou em uma exposição que homenageou 40 anos de fotojornalismo moçambicano na Fundação Fernando Leite Couto em 2015.

fonte: opais.sapo.mz

Comentário