Internacional

Ministro das Finanças da África do Sul demite-se

Thursday, 11/10/2018 | 15:02 O ministro das finanças da Africa do Sul, Nhlanhla Nene, demitiu-se depois de admitir ter-se encontrado com membros da família Gupta, pelo menos seis vezes entre 2009 e 2014.

Ministro das Finanças da África do Sul demite-se

A informação foi avançada pela DW, esta quarta-feira, na sua página web, onde refere que O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, demorou um dia para aceitar o pedido de demissão do ministro das Finanças.

Segundo a DW Nhlanhla Nene é suspeito de estar envolvido em casos de corrupção.

Segundo Ramaphosa, Nene teme que os encontros o desacreditem num momento em que o Executivo está a tentar "reconquistar a confiança do público".

O ministro admitiu, na semana passada, que errou "ao encontrar-se com os Gupta na sua residência e não no seu escritório ou num local público".

Segundo a DW, a família Gupta é acusada de escândalos de corrupção sem precedentes que abalou a África do Sul e que custou o cargo ao ex-Presidente, Jacob Zuma. Sob a égide do antigo chefe de Estado, os Gupta teriam beneficiado de contratos com o Governo e influenciado a ocupação de cargos ministeriais.

Entretanto, Zuma e a família Gupta negam as acusações que pesam sobre si.

fonte: opais.sapo.mz

Comentário