Saúde

Índice Global da Fome: País cai quatro posições ocupando 102 lugar

Friday, 12/10/2018 | 11:15 De acordo com o mais recente Índice Global da Fome, há cada vez mais pessoas a passar fome em Moçambique.

Índice Global da Fome: País cai quatro posições ocupando 102 lugar

De acordo com este relatório, o país quedou-se em quatro posições das 119 possíveis, ocupando agora a posição 102.

O relatório publicado nesta quinta-feira, compilado também pela organização irlandesa Concern Worldwide e pelo Instituto Internacional de Investigação sobre Políticas Alimentares, indica que o país tem 30,5 pontos, um valor considerado sério, e que significa que há um número elevado de pessoas passando fome no país.

Mas há mais, muito mais. Este relatório, aponta que cerca de 821 milhões de pessoas passam fome em todo mundo e, alerta que se não forem feitos esforços, quase 50 países poderão não erradicar a fome até 2030.

Para chegar a estas conclusões, o estudo anual calcula o índice de fome com base nos dados consolidados mais actuais relativos a quatro indicadores: subnutrição, caquexia infantil (grau de extremo enfraquecimento e emagrecimento), atraso no crescimento e mortalidade infantil.

Para calcular os valores para 2018, as organizações compilaram dados internacionais relativos à subnutrição no período de 2015 a 2017. Os dados sobre o retardo do crescimento e a caquexia levaram em consideração o período entre 2013 e 2017, com os dados mais actuais disponíveis. E a mortalidade infantil levou em conta os dados de 2016.

fonte: opais.sapo.mz

Comentário