Desporto

Piscina Olímpica do Zimpeto acolhe Golfinhos Sprint

Tuesday, 16/10/2018 | 11:54 A piscina olímpica do Zimpeto acolhe, sábado e domingo, a 10ª edição do Torneio Internacional de natação Golfinhos Sprint, prova que contará com a participação de nadadores de Moçambique (Golfinhos, Tubarões, Ferroviário de Maputo, Naval e Nguenhas), África do Sul e Eswatini.

 Piscina Olímpica do Zimpeto acolhe Golfinhos Sprint

Estarão em competição cerca de 200 nadadores em ambos os sexos e diferentes categorias, sendo que o evento tem como objectivo promover maior competitividade na região e melhoria dos níveis dos nadadores moçambicanos.

É uma prova de velocidade com provas de 50 e 100 metros, nos quatro estilos individuais oficiais de nado e a prova dos 200 metros estilos. A nível colectivo, estão programadas duas provas de estafetas.

O Clube de Natação Golfinhos de Maputo diz estarem criadas todas as condições logísticas para que o evento decorra sem sobressaltos.

Por se estar no mês de consciencialização e combate ao cancro da mama (denominado Outubro Rosa), será aberto um espaço durante a prova “Golfinhos Sprint” para se abordar a doença como meio de contribuir na nobre causa e prevenção da mesma.    

HISTORIAL
O Golfinhos Sprints surge da procura de maior competitividade nesta agremiação e, por outro lado, do plano de formação contínua dos respectivos nadadores assim como técnicos. É neste sentido que, em 2007, a colectividade participou em torneios internacionais na África do Sul e Eswatini.

Numa parceria com as associações de natação de Mpumalanga Eswatini, surgiu a necessidade de se organizar uma competição regional entre Moçambique, África do Sul e Eswatini.

O acordo ficou conhecido como Lebombo Tri-Nations Gala, envolvendo Maputo, Mpumalanga e Eswatine, sendo que nos últimos anos Angola tem marcado presença no evento.

No formato inicial, a competição iniciava em Setembro em Mpumalanga (Mpumalanga Sprint) passando em Outubro para Moçambique (Golfinhos Sprint). Já em Fevereiro, o evento tinha lugar em Eswatini.

fonte: opais.sapo.mz

Comentário