Saúde - Bem-Estar

É bem provável que esteja a lavar mal as mãos

Monday, 29/10/2018 | 15:14 Esta pode ser a 'porta' por que não escapa às gripes sazonais, alertam especialistas.

É bem provável que esteja a lavar mal as mãos

Muda a hora, chega o frio, começam-se a ver decorações de natal nas lojas... o inverno está a chegar e com a estação mais fria vem, garantidamente, as gripes.

Para muitos, parece ser algo impossível de se evitar, e por isso todas as medidas de prevenção são bem vindas. Entre a alimentação e proteção contra o frio, destaca-se outra medida de grande importância por estar presente no dia a dia de todos nós: lavar as mãos.

É o El Confidencial que alerta para o facto de ser grande comum a má prática aquando da lavagem das mãos.

Por ser a zona do corpo mais propícia à contaminação e transmissão de bactérias, vale a pena perder mais do que uns poucos segundos com a limpeza das mãos. O ‘Centro de Controlo de Doenças e Prevenção’ resume os cinco passos que garante uma prática bem eficaz:

  • Molhar as mãos com água limpa (parece óbvio, mas nem sempre o é)
  • Esfregar as mãos até criar espuma, sem esquecer a zona entre os dedos e unhas, onde as bactérias mais gostam de se ‘esconder’
  • Manter este processo de esfregar com o sabão durante, pelo menos, 20 segundosVoltar a passar por água, sem deixar vestígios de sabão
  • Enxugar com ma toalha limpa, ou seja, uma que não tenha sido usada mais de três vezes: a partir daí, a probabilidade de acumulação de bactérias é grande.

Ainda, vale a pena lembrar que se deve lavar as mãos sempre depois de comer, brincar com animais, tratar feridas ou ter estado com alguém doente.

 

fonte: noticiasaominuto.com

Comentário