Sociedade

Lourenço do Rosário diz que explosão demográfica pode trazer mais pobreza no país

Tuesday, 30/10/2018 | 13:19 Lourenço do Rosário diz que a explosão demográfica pode trazer mais pobreza no país.

Lourenço do Rosário diz que explosão demográfica pode trazer mais pobreza no país

O académico fez este pronunciamento na apresentação dos resultados preliminares da segunda avaliação do Mecanismo Africano de Revisão de Pares (MARP).
 
A população moçambicana quase que duplicou na última década, ao atingir mais de 28 milhões de pessoas. Essa evolução demográfica não tem se reflectido positivamente nos indicadores socioeconómicos, em particular na redução dos índices de pobreza no país. Aliás, esta foi uma das recomendações-chave do MARP, constantes do último relatório de avaliação de Moçambique de 2009, segundo Lourenço do Rosário.

O académico e presidente do Fórum Nacional do Mecanismo Africano de Revisão de Pares explica que a explosão demográfica em Moçambique, e na África no geral, não tem nenhuma relação com o nível de desenvolvimento, mas antes com práticas costumeiras.
 
Além da pobreza, o académico Jaime Macuane aponta para a intolerância política e a falta de liberdade de expressão como os grandes problemas de Moçambique.  
 
Os dois académicos falavam esta terça-feira no seminário de apresentação dos resultados preliminares da segunda avaliação do Mecanismo Africano de Revisão de Pares, que apontam alguns avanços na governação do país, embora prevaleçam muitos desafios.

fonte: opais.sapo.mz

Comentário