Saúde - Bem-Estar

As vantagens e desvantagens da mudança de hora

Tuesday, 30/10/2018 | 14:40 O debate parece nunca chegar a consenso.

As vantagens e desvantagens da mudança de hora

Ocorre duas vezes por ano, tendo agora chegado mais uma vez a altura de mexer no relógio. São vários os países que se preparam para atrasar o relógio em uma hora.

A mudança horária é um tema que sempre esteve rodeado de polémica, com muitos a referirem que esta não faz qualquer sentido, existindo também opiniões que referem que é preciso ver as vantagens desta mudança. Denominado por DST (Daylight Saving Time), esta mudança tem como um dos objetivos aproveitar da melhor forma a luz do dia. Mas existirão mesmo vantagens em mudar a hora?

As vantagens e desvantagens da mudança de hora - Ocorre duas vezes por ano, tendo agora chegado mais uma vez a altura de mexer no relógio. São vários os países que se preparam para atrasar o relógio em uma hora. A mudança horária é um tema que sempre esteve rodeado de polémica, com muitos a referirem que esta não faz qualquer sentido, existindo também opiniões que referem que é preciso ver as vantagens desta mudança. Denominado por DST (Daylight Saving Time), esta mudança tem como um dos objetivos aproveitar da melhor forma a luz do dia. Mas existirão mesmo vantagens em mudar a hora? Clique e fique a saber mais sobre esta controversa mudança horária.

Global - Mais de 70% dos países têm o hábito de mudar a hora.

Europa - Na Europa, a maioria dos países muda a hora no último domingo de outubro.

América do Norte - Na América do Norte a mudança horária ocorre apenas no primeiro domingo de novembro.

Debate - A mudança de hora já originou diversos debates sobre se realmente existe uma razão para continuar a fazê-lo. 

Vantagem: mais luz do dia - A luz do dia estimula as pessoas a sair para correr, para brincar ou para se divertir. Além disso, as pessoas aproveitam melhor as noites mais longas e mais leves.

Vantagem: impulsionador económico - Quanto mais luz do dia houver, melhor será para o turismo e para a economia. Um maior período de tempo passado ao livre encoraja as pessoas a ir para a rua comer, fazer compras e participar em mais eventos e atividades.

Vantagem: segurança - Há quem diga que manter a mudança horária é bom, porque reduz as fatalidades que ocorrem com pedestres durante as manhãs e finais de tarde em 13%, como alguns estudos mostram.

Vantagem:menos invasões domiciliárias - Um estudo mostra que com a mudança de horário que ocorre na primavera as invasões domiciliárias reduzem em cerca de 7%.

Vantagem: menos luz artificial - Com mais tempo em torno da luz natural, as pessoas têm uma menor tendência a usar a luz artificial, levando a que gastem menos energia.

Desvantagem: a energia poupada não é significativa - Isto significa que a Daylight Saving Time não poupa uma grande quantidade de energia. Tal poderá ter sido verdade no passado, mas num mundo tecnológico como o atual, o uso da televisão, computador ou ar condicionado é praticamente o mesmo, esteja o Sol posto ou não.

Desvantagem: doença - A mudança de hora poderá mesmo fazer com que algumas pessoas fiquem doentes, podendo por isso ter um efeito negativo na saúde.

Desvantagem: acidentes rodoviários - No início da mudança de hora costuma haver o aumento de algumas ocorrências, como os acidentes rodoviários.

Desvantagem: lesões no trabalho - Mesmo ao mudar apenas uma hora, vários acidentes no trabalho podem ocorrer devido a essa alteração.

Desvantagem: aborto espontâneo - A mudança de hora está ligada a alguns casos de abortos espontâneos.

Desvantagem: depressão - No final do horário de verão, a escuridão que existe durante o início da manhã poderá levar à depressão.

Desvantagem: suicídio - Um estudo australiano mostra que após as mudanças horárias na primavera e no outono ocorre um aumento das taxas de suicídio entre os homens.

Desvantagem: ataque cardíaco - No início da mudança de hora existe uma maior ocorrência de ataques cardíacos.

Desvantagem: dispendioso - Existe um custo elevado ao criar automatismos de mudança de hora nos computadores e a mantê-los atualizados.

Dicas de transição - Existem algumas dicas que podem ajudá-lo a lidar melhor com a mudança de hora.

Dica: pequeno-almoço - Não salte o pequeno-almoço. É importante que este seja nutritivo e equilibrado, de forma a dar-lhe energia para que o seu corpo e mente possam ajustar-se com mais facilidade ao novo horário.

Dica: exercício - A prática de exercício físico, como uma caminhada rápida, ajuda a fazer a transição horária de uma forma mais calma.

Dica: aconchegue as crianças - Colocar as crianças a dormir um pouco mais cedo ajudará a que estas se adaptem com mais facilidade ao novo horário.

Mudança de hora - Siga as dicas para que consiga adaptar-se da melhor forma possível ao horário de inverno.

fonte: noticiasaominuto.com

Comentário