Gastronomia

AZEITE AROMÁTICO. APRENDA A PREPARÁ-LO FACILMENTE EM CASA

Wednesday, 31/10/2018 | 14:25 Reconhecido como um ingrediente que beneficia a nossa saúde, deve ser incluído na nossa rotina alimentar, pela gordura saudável que é e no contexto de uma alimentação variada e completa. Descubra novas formas de o saborear sem pecado.

Azeite aromático. Aprenda a prepará-lo facilmente em casa

Na sua versão tradicional, é rico em vitamina E, betacaroteno, ferro e cálcio. Composto essencialmente por ácidos gordos monoinsaturados e substâncias antioxidantes que o tornam um verdadeiro aliado na prevenção das doenças cardiovasculares, ao reduzir os níveis de colesterol e tensão arterial, pode ser complementado e enriquecido com aromas e paladares que o tornam ainda mais saudável.

Aprenda a prepará-lo em casa:

1. Utilize folhas de alfavaca ou hortelã para um litro de azeite. Separe as folhas dos talos e corte-as muito pequenas.

2. Num almofariz, pise as folhas com o azeite, espremendo-as, para que soltem o sabor e junte, pouco a pouco, mais folhas.

3. Deite o preparado numa garrafa a meio. Junte sal e volte a deitar o líquido. Deixe repousar durante duas semanas, virando regularmente a garrafa ao contrário.

Para além de folhas de alfavaca ou hortelã, pode fazer um azeite aromatizado com coentros, alecrim, poejo ou raspas de limão. Se gosta de sabores intensos, também pode adicionar dentes de alho, grãos de pimenta-preta, raspas de lima, raspas de laranja ou até cubos de gengibre. O procedimento é mesmo. Pode, depois, usar esta gordura para aromatizar os pratos que confeciona e/ou ainda para temperar saladas.

fonte: lifestyle.sapo.mz

Comentário