Entretenimento - Agenda Cultural

Mia lança A água e a águia em Maputo

Tuesday, 06/11/2018 | 13:33 A Água e a Águia, de Mia Couto, será apresentado esta terça-feira, na cidade de Maputo, aos leitores de todas as idades.

Mia lança A água e a águia em Maputo

O novo livro de Mia Couto já foi lançado em Portugal, há mais ou menos um mês. Amanhã, chega a vez de a obra para crianças ser igualmente lançada na cidade onde vive o autor. Assim, quando forem 18 horas, a sessão de lançamento vai iniciar na Fundação Fernando Leite Couto, na capital do país.

Para colorir a cerimónia de apresentação do livro A água e a águia, foi convidada a actriz Ana Magaia para ler os textos.   

Este A água e a águia é o primeiro livro do Prémio Camões 2013 depois da trilogia As areias do imperador – cujos livros foram lançados durante três anos consecutivos – na qual o autor explora as diversas histórias relacionadas com Ngungunhana.

Este conto infantil, de acordo com uma nota da Fundação Fernando Leite Couto, atravessa todas as idades e conta com ilustração de Danuta Wojciechowska, canadiana que nesta colaboração com Mia encontra um espaço para reflectir poeticamente sobre a água, temática que inspira frequentemente o seu trabalho, dada a sua infância passada próxima à natureza: dos rios, lagos, florestas e montanhas.

Danuta Wojciechowska nasceu no Québec (Canadá), em 1960. Aos 17 anos de idade, Wojciechowska foi viver para Zurique (Suíça) e formou-se em design de comunicação. Em 1992, fundou o atelier Lupa Design, onde se dedica ao design, ilustração e cenografia. Fez estudos de pós-graduados em Educação pela Arte na Inglaterra. Actualmente vive e trabalha em Lisboa (Portugal). Além de A água e a águia, de Mia Couto também ilustrou outros livros para crianças do autor: O menino no sapatinho, O gato e o escuro e O beijo da Palavrinha.

A sessão de lançamento de A água e a águia inclui ainda uma conversa com Mia Couto.

fonte: opais.sapo.mz

Comentário