Saúde

Tocofobia: O medo do parto que retrai quem quer ser mãe

Terça-feira, 06/11/2018 | 15:08 Como consequência, são cada vez mais as que optam pela cesariana.

Tocofobia: O medo do parto que retrai quem quer ser mãe

É por culpa das redes sociais, onde muito facilmente se partilham comentários, desabafos e mesmo vídeos sobre os mais difíceis casos de partos, que cada vez mais mulheres sentem medo – em níveis extremos – do parto.

A este medo dá-se o nome de tocofobia resulta numa cada vez maior procura pela cesariana como alternativa ao natural, ainda que tal opção se deva cingir aos casos em que o parto natural não é opção, uma vez que a cesariana conta com mais riscos, tanto para a mãe como para o bebé.

Tal medo de que se fala tem vindo a ganhar destaque na atual época já que há não muitas décadas atrás este era um assunto desconhecido por ser tabu. Se por um lado a partilha de informação é algo benéfico, que deixa as futuras mães mais informadas, por outro lado a informação em demasia resulta num medo e insegurança que por sua vez deixa-as reticentes em relação ao processo que funda a gravidez.

Para o contrariar, especialistas alertam para a necessidade de se informar acerca das vantagens do parto natural e dar a perceber que tal implica numa maior segurança e menor risco de morte. Encorajar as mulheres a partilhar os seus medos e receios é outro aspeto em que se deve apostar.

 

fonte: noticiasaominuto.com

Comentário