Entretenimento - Musica

Dia Mundial do Saxofone celebrado em Maputo

Thursday, 08/11/2018 | 15:39 Comemora-se, hoje, o Dia Mundial do Saxofone. E como forma de celebrar essa data, o saxofonista moçambicano, Moreira Chonguiça proporcionou um corte de bolo e conversa no Hotel Radson.

Dia Mundial do Saxofone celebrado em Maputo

A sala estava cheia de saxofones e a música que se ouvia em todos lados vinha desse instrumento. O bolo, ao centro da mesa, tinha desenhos do instrumento. Parecia que o saxofone era um instrumento vivo prestes a ser vista no meio de todo aquele ambiente andando.  

Foi um momento único para celebrar esse instrumento, aliás, é a primeira celebração do género a nível do país. Moreira considerou essa data uma oportubidade para divulgar aquilo que é função do saxofone como instrumento musical, assim como algo que promove o bem-estar espiritual de quem o toca e de quem o ouve.

Kelton Massingue, um dos alunos de Moreira disse que esse dia é especial porque “celebra-se o nascimento do criador do saxofone, o belga. Pai de instrumentos de sopro, sendo até agora o instrumento de maior expressão”.

Por sua vez Moreira referiu que o saxofone é um instrumento presente em diversos momentos na música moçambicana. Sendo esse factor, a base para não se estar alheio a essa data. “Desde a geração do Chico da Conceição, Chio António, José Mucavel, Ze Calache temos o saxofone em nossa música. Nos dias actuais temos Ivan Mazuze, o grande mestre professor Orlando, isso nos mostra que nós já temos um espaço no mundo. Estamos aqui para celebrar esse dia porque Moçambique faz parte da Vila Global”, disse Moreira.

Saxofone, também conhecido popularmente como sax, é um instrumento de sopro patenteado em 1846 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de instrumentos, que viveu na França no século XIX. Os saxofones são instrumentos transpositores, ou seja, a nota escrita não é a mesma nota que ouvimos (som real ou nota de efeito). A maior parte dos saxofones são em Si? (como o saxofone tenor) ou em Mi? (como o saxofone alto e o barítono). O soprano é normalmente em Si?.

O Dia do Saxofone, conhecido popularmente como o Dia do Saxofonista, é celebrado anualmente a 6 de novembro. Sax, um célebre inventor de instrumentos em Paris, teve a ideia de criar o saxofone a partir da adaptação de uma boquilha semelhante à do clarinete num oficleide, em 1840. O seu desejo era criar o instrumento de sopro mais poderoso de todos.

Sax estudou na Royal School of Singing, em Bruxelas, onde teve sua formação musical. O belga trabalhava junto com seu pai, Charles, o qual ganhava a vida fabricando instrumentos musicais. Contudo, Sax focava seu trabalho na criação de novos instrumentos. Seus estudos de flauta e clarinete lhe permitiram fazer um significativo aperfeiçoamento do clarinete-baixo, em 1834. Acredita-se que foi a partir daí que o belga teve a ideia do saxofone: adaptar uma boquilha semelhante à do clarinete.

O saxofone foi exibido pela primeira vez em 1844, na “Paris Industrial Exibicion”, em Paris, o que chamou a atenção de todos pela sua “estranha” e bela sonoridade.

fonte: opais.sapo.mz

Comentário