Entretenimento - Musica

Trio sul-africano realiza três concertos no país

Thursday, 08/11/2018 | 16:12 Três é o número de concertos que o trio sul-africano Thulz­­ sa, Judah Bass Praise e Mlungisi Jange irá realizar no país, no caso, nas cidades de Maputo e Matola.

Trio sul-africano realiza três concertos no país

 Thulz­­_sa é pianista e, por via do seu instrumento musical, vai levar ao público nacional ritmos do afro-jazz, nos eventos a realizarem-se esta semana: quinta-feira, no Backroom; sexta-feira, no Café Jazz Spoon; e domingo, na Quinta Jazz Club.

Esta é a segunda vez dos bafanas na Pátria Amada, os quais terão, no concerto em causa, a presença especial da moçambicana Clara Amirasse, que despontou num “reality show” televisivo que se realizou na capital do país. Amirasse é natural de Inhambane e trabalha com vários músicos nacionais e estrangeiros.

A digressão do trio sul-africano encabeçado por Thulz­­_sa tem como propósito a apresentação do novo trabalho daquele jovem pianista que há 10 anos decalca o seu nome no universo jazz do seu país.

Thulz­­­­_sa é um músico que, antes de abraçar o piano, iniciou-se na dança. Mais tarde, depois de ter participado em alguns grupos de dança, começou a aprender piano e outros instrumentos, mas o amor pelo teclado é que vincou e desde então assumiu-se músico a tempo inteiro, passando a trilhar os passos de Andile Yenana, quem causou um enorme impacto no jazz sul-africano. Além do piano, produz e canta. Nessa trajectória vai auxiliando os músicos emergentes a tornarem-se cada vez melhores.

O pianista explora tendencialmente o afro-jazz, mas também aventura-se pelo gospel, afro-soul e soul-house. A sua versatilidade rítmica deve-se ao facto de ter trabalhado em projectos musicais distintos.

Ao longo do seu percurso, Thulz­­­­_sa teve o privilégio de trabalhar com artistas como Mpumi Dlamini, Kb Motselenyane, Sankomota, Zaza Mokhethi, Ntsiki Mazwai, Mahalla Buchanan e Maleh. O pianista já actuou no mesmo palco com grandes vedetas da música africana, casos de Oliver Mtukudzi e Richard Bona.

Os concertos do pianista e dos integrantes do seu trio em Maputo e na Matola resulta de parceria entre a sua empresa Quantum e Ginho Sibia Events.

fonte: opais.sapo.mz

Comentário