Entretenimento - Agenda Cultural

Museu Nacional de Arte e Plataforma Mbenga reflectem sobre 100 anos das artes e cultura no país

Thursday, 08/11/2018 | 16:18 O Museu Nacional de Arte e a Plataforma Mbenga organizam esta quarta-feira, no Espaço Cultural do BCI, na cidade de Maputo, o colóquio subordinado ao tema “100 anos das artes e cultura em Moçambique, trajectória, desafios e perspectivas”.

Resultado de imagem para Museu Nacional de Arte de mocambique

Segundo a nota da organização, o evento enquadra-se, “na capitalização do centenário em causa como oportunidade para promover a reflexão sobre os contornos da evolução das artes e da cultura moçambicana, os desafios que se colocam, especialmente na preservação, valorização dos objectos, colecções e da integração das artes plásticas na formação da personalidade individual e colectiva do Homem”.

Assim, o mote da iniciativa do Museu Nacional de Arte e da Plataforma Mbenga está associado à exposição inaugurada no dia 04 de Outubro de 1918 e que esteve patente até 13 de Outubro do mesmo ano, no então Museu Provincial, na então Lourenço Marques (actual cidade de Maputo), e que é considerada a primeira exposição de belas artes da província de Moçambique. A notícia foi despoletada pelo pesquisador António Sopa, através do seu artigo publicado no catálogo de artes plásticas intitulado “Estados de alma das artes moçambicanas”.

“Conforme referem as fontes da época (edição de 10 de Outubro do jornal Lourenço Marques Guardian, que na altura se publicava na actual capital do país), foram mentores da citada exposição os Senhores Augusto Cardoso, José de Almeida e Alberto da Cunha Andrade e os cerca de 500 objectos expostos foram emprestados por aproximadamente 50 residentes da então Lourenço Marques”, avança a nota da organização.

No colóquio de amahã, espera-se a participação de um público diverso, com académicos, artistas, analistas, apreciadores e críticos de arte, jornalistas, gestores e profissionais do sector da cultura e turismo e áreas afins. Complementará esta realização uma mostra de arte simbolizando o contexto da exposição de 1918, que será inaugurada no Museu Nacional de Arte, no dia 22.

fonte: opais.sapo.mz

Comentário