Beleza - Maquilhagem

Como maquiar crianças

Friday, 22/02/2019 | 09:46 Como maquiar crianças: Que a maquiagem é uma das grandes paixões femininas, isso não é nenhuma novidade, mas muitas vezes essa paixão começa bem cedo, ainda na infância. Como é comum que as crianças imitem os adultos, o interesse por pincéis, batons e outros itens inevitavelmente acabam na lista de brincadeiras e também de hábitos.

Como maquiar crianças: Que a maquiagem é uma das grandes paixões femininas, isso não é nenhuma novidade, mas muitas vezes essa paixão começa bem cedo, ainda na infância. Como é comum que as crianças imitem os adultos, o interesse por pincéis, batons e outros itens inevitavelmente acabam na lista de brincadeiras e também de hábitos.

Afinal é justamente no momento de brincar que as crianças se inserem em um mundo de costumes de adultos, e muitas vezes não dá para evitar ou lutar contra isso: é preciso abrir algumas exceções de vez em quando, mas também pensar em limites. Ou seja, encontrar um meio termo na brincadeira, entre os desejos da criança e o que você deseja ensinar.

No caso da maquiagem para crianças, é comum vê-las desejando imitar a make de adultos, com batons e esmaltes super fortes e chamativos. Esse é um excesso que deve ser evitado o quanto for possível.


Dicas de como maquiar crianças

1- Use produtos de linhas infantis: A make de uma criança não deve ser a mesma dos adultos, nem nas cores, na frequência, ou no tipo de produto a ser utilizado. Os produtos desenvolvidos para adultos tem uma grande quantidade de fixadores, corantes e conservantes que não fazem bem para a pele infantil. Para isso, existem linhas de maquiagem infantil, desenvolvidas para uso eventual, com menos riscos de alergia. São produtos que saem facilmente com água, apresentam componentes hipoalergênicos e também apresentam as indicações de faixa-etária em seu rótulo.


2- Preste atenção na idade: De acordo com matéria do O Globo, Pela orientação da Anvisa, produtos como sombra, batom e brilho labial podem ser usados a partir dos 3 anos, desde que aplicadas por adultos. Já a partir dos 5, a criança poderá manipular os produtos, mas sob supervisão de um responsável.


3- Maquiagem de criança não é a mesma de adulto : Como falamos acima, é normal que a criança queira usar as mesmas cores chamativas dos adultos, mas a maquiagem infantil não deve ter excessos. Maquiagem neutra, daquela que dá um ar saudável para o rosto é a melhor alternativa, mesmo em ocasiões especiais. Batom ou gloss, sombra, blush costumam ser produtos que fazem parte das linhas infantis. Evitar a maquiagem nos olhos também é uma boa ideia pois pode causar irritações. Já o lápis ou rímel não devem sequer ficar perto das crianças pois são itens que podem acabar machucando os pequenos.

4- Atenção com esmaltes:  Tal como a maquiagem, o esmalte para crianças também é diferente. Prefira investir em esmaltes infantis, desenvolvidos a base de água e que não precisam de acetona ou removedor. Além disso, não tire a cutícula, pois ela ajuda na proteção da unhas contra fungos e bactérias. 

5- Lembre-se: É preciso ter limites. Maquiagem ou moda é uma preocupação de adultos. Ela pode até gostar de maquiagem, mas não precisa ser um hábito ou uma rotina a ser levada a sério. Imponha limites, chegue a um meio termo entre a brincadeira e os valores que deseja passar a sua filha, ok? Crianças devem ser crianças e ter cotidiano de crianças, e não entrar no mundo da vaidade exacerbada antes da hora. 

 

fonte: https://passoapasso.com/como-maquiar-criancas/

Comentário