Desporto

Abel Xavier convoca 26 jogadores nacionais para “operação” Guiné-Bissau

Friday, 01/03/2019 | 10:37 O seleccionador dos Mambas, Abel Xavier convocou hoje, quinta-feira, 26 jogadores nacionais para o último jogo de 23 de Março, contra Guiné-Bissau, a contar para a qualificação ao CAN-2019, no Egipto. Na lista dos eleitos o destaque vai para a inclusão de cinco atletas sub-23

O seleccionador dos Mambas, Abel Xavier convocou hoje, quinta-feira, 26 jogadores nacionais para o último jogo de 23 de Março, contra Guiné-Bissau, a contar para a qualificação ao CAN-2019, no Egipto. Na lista dos eleitos o destaque vai para a inclusão de cinco atletas sub-23.

A equipa técnica dos Mambas já está a preparar o jogo do grupo “K” contra a Guiné-Bissau. Na lista divulgada hoje, Abel Xavier apenas revelou nomes de jogadores que actuam no campeonato nacional, sendo que a convocatória final incluindo jogadores internacionais será conhecida no dia 14 de Março.

“Definimos o estágio pré-competitivo como essencial e extremamente importante face o objectivo prioritário na preparação da equipa da melhor maneira possível, para defrontarmos a Guiné-Bissau na última jornada do grupo K ”, disse o timoneiro dos Mambas, na sua primeira intervenção na conferência de imprensa, onde igualmente fez saber que fazem parte dos convocados cinco jogadores das selecção nacional dos sub-23.

“Temos cinco jogadores que estão na faixa etária dos sub-23, queremos estimular incorporando no grupo sénior, porque achamos extremamente importante para potencializar e trabalharmos os aspectos importantes para a seleccão sub-23, que em simultâneo tem um jogo contra o Zimbabwe”, esclareceu.

Para Abel Xavier, o objectivo do estágio pré-competitivo é elevar o índice competitivo derivado dos “desiquilíbrios que temos no nosso Moçambola. Podemos dizer que temos três grupos para serem trabalhados. O grupo das equipas da capital está a ser potenciado com a realização do torneio Mavila Boy. Temos o grupo dos clubes das províncias que estão com mais défice competitivo a nível nacional. Mais tarde iremos ter o grupo dos internacionais moçambicanos, que está a uma densidade de jogo do último terço e que teremos que fazer uma gestão do nosso trabalho. São grupos que queremos nivelar considerando os problemas competitivos”.

Mais adiante o técnico afirmou que no dia 4 de Março será a concentração dos jogadores que actuam intramuros, com viagem à África do Sul. No dia 18 será a concentração dos jogadores que militam em equipa estrangeiras, também na África do Sul. “Significa a perspectiva da convocatória final será feita no dia 14. A viagem está contemplada no dia 21. Prevemos que o jogo seja no dia 23, às 17 horas de Maputo e 15 horas de Bissau”, frisou Abel Xavier.

Abel Xavier reconhece que o jogo é de extrema importância, pelo que irão jogar para ganhar, pois, em caso de derrota, a equipa não qualifica para o Campeonato Africano das Nações 2019.

“A Guiné tem que ganhar o jogo da mesma forma que nós temos que ganhar. Na primeira jornada do grupo CAN fomos conseguir um resultado histórico com a vitória na Zâmbia. Do ponto de vista de crença podemos ganhar fora e grupo demostrou isso. Se uma equipa conseguiu ganhar e eliminar a Zâmbia do CAN, obviamente que se somos dois favoritos, sabemos que somos capazes.

Os jogadores são os protagonistas, vamos criar as melhores condições possíveis para que possamos todos trazer a vitória”, lembrou do jogo contra os Xipolopolo, como forma de mostrar que a vitória é possível na Guiné-Bissau.

Na Tabela de classificação do Grupo K, os Mambas estão em terceiro lugar, com sete pontos, numa lista lidera pela Guiné-Bissau e Namíbia, ambos com 8 pontos. Moçambique parte para Guiné-Bissau no dia 21 do próximo mês com uma delegação composta por 47 membros, entre jogadores, equipa técnica, médicos, entre outros.

fonte: http://opais.sapo.mz/-abel-xavier-convoca-26-jogad

Comentário