Beleza

Limpeza de pele: tudo que você precisa saber sobre esse tratamento estético

Quarta-feira, 06/03/2019 | 10:06 Fazer uma boa limpeza de pele de vez em quando é essencial para manter aquela aparência bem saudável e sedosa. Esse tratamento estético, realizado por profissionais da área, remove as impurezas, elimina aqueles cravos que deixam a pele com aspecto de casca de laranja e ajuda na renovação da pele.

Fazer uma boa limpeza de pele de vez em quando é essencial para manter aquela aparência bem saudável e sedosa. Esse tratamento estético, realizado por profissionais da área, remove as impurezas, elimina aqueles cravos que deixam a pele com aspecto de casca de laranja e ajuda na renovação da pele.

Como é feita a limpeza de pele?
Higienização da pele
Para começar é feita a assepsia da pele com loções de limpeza que irão tirar a gordura e resquícios de cosméticos e maquiagem. O processo também vai livrar a pele da oleosidade e de impurezas decorrentes da poluição.

Abertura dos poros
Com o uso de vapor, água morna ou máscaras específicas, a esteticista realiza a abertura da camada mais superficial da pele, o que facilita a retirada dos cravos e espinhas. O procedimento dura cerca de 5 minutos.  

Exfoliação
É hora de remover as células mortas para afinar a pele e facilitar a extração dos cravos e espinhas. Em geral, nesta fase são usados produtos  abrasivos que contenham microgrânulos, em movimentos circulares e firmes.

Extração de cravos 
Aí começa o processo mais longo e dolorido da limpeza de pele, no qual se aplicam técnicas de manipulação para lesionar o mínimo possível a pele.

Com a ajuda de uma gaze ou de instrumentos próprios, a profissional espreme os cravos, espinhas e os miliuns, que são pequenas bolinhas de sebo que se acumulam, em geral, em volta dos olhos.

Apesar de incômodo, o procedimento não deve ser extremamente doloroso. Para isso, você precisa contar com uma profissional de confiança, que manipule a pele com delicadeza e cuidado.  

Aplicação de máscara
Após a fase mais complexa, para relaxar a pele são realizadas manobras e massagens suaves. Para evitar que a pele fique muito irritada ou vermelha, aplica-se uma máscara com loções calmantes e bactericidas, que irão também prevenir possíveis infecções.

Finalização e proteção da pele
O último passo do processo é aplicar um bom filtro solar com fator de proteção igual ou superior a 30 FPS. Ele será fundamental para proteger a pele dos raios solares e evitar o surgimento de manchas na pele.

Aprenda a fazer uma limpeza de pele caseira

Periodicidade ideal para fazer a limpeza de pele
O tempo indicado para fazer a limpeza de pele varia de acordo com a situação da pele de cada pessoa. Quem tem pele normal à seca pode repetir o procedimento a cada dois meses. Já quem tem pele mista à oleosa ou quem tem muitos cravos e espinhas pode realizar o procedimento uma vez por mês.

Cuidados necessários após a limpeza de pele
Após a limpeza de pele, você sentirá a sua pele sensível por dois ou três dias. Alguns cuidados básicos são fundamentais para acelerar o processo de melhora do incômodo, como não pegar sol no rosto, não usar produtos que contenham ácido e evitar óleos.

Para acalmar a pele, abuse de produtos calmantes e cicatrizantes, como água termal. Não esqueça de usar sempre protetor solar para evitar o surgimento das indesejáveis manchas.

Veja como a cânfora pode ser uma forte aliada para a sua pele

Contraindicações para a limpeza de pele
Se você tem a pele sensível, descamação, rosácea ou é alérgica a muitos produtos tópicos, pode facilmente ficar com uma vermelhidão ou desenvolver irritações na pele. Por isso, o indicado é que evite o risco ou use apenas produtos que já tenha testado.

Outra contraindicação é para quem está com o rosto muito bronzeado do sol. A melanina continua ativa mesmo alguns dias depois do bronzeamento, o que pode causar manchas no rosto.

O procedimento também deve ser evitado quando o paciente tem muitas espinhas inflamadas, aquelas com aparência amarelada e dura (como na imagem abaixo), porque pode agravar a acne. Neste caso, é indicado procurar um dermatologista para um tratamento específico para o seu caso. 

Quem está fazendo tratamento com ácidos ou fez peeling químico não pode fazer limpeza de pele. A cútis fica muito sensível e o resultado pode ser mais prejudicial do que benéfico. 

Não há nenhum tipo de contraindicação médica para grávidas. Porém, se trata de uma fase em que a sua pele fica mais sensível e propensa a desenvolver manchas. Portanto você deve avaliar a necessidade e usar produtos leves. 

Piercing na orelha: tudo que você precisa saber antes de colocar um

Outras dicas para ter uma pele linda e saudável:
Quer descobrir em 5 passos como ter uma pele de porcelana? Então confia as dicas da blogueira Lorrayne Mavromatis: 

fonte: https://www.eutotal.com/limpeza-de-pele/

Comentário