Saúde

Importância do colágeno para a pele: conheça suas funções e onde encontrar essa substância

Wednesday, 20/03/2019 | 11:18 Muito se fala sobre a importância do colágeno para a pele, afinal ele é uma substância essencial para quem quer manter a cútis saudável e firme.

Muito se fala sobre a importância do colágeno para a pele, afinal ele é uma substância essencial para quem quer manter a cútis saudável e firme.

No entanto, com o passar do tempo e o avanço da idade, o organismo começa a enfrentar uma queda na produção natural de colágeno e fica cada vez mais difícil manter a beleza da pele, evitar a flacidez e o aparecimento de rugas.

Esse processo de queda começa por volta dos 30 anos de idade e por isso, é importante adotar uma alimentação equilibrada, que forneça os níveis adequados de colágeno para o organismo, utilizar cremes e cosméticos que tenham essa substância ou em alguns casos, iniciar uma suplementação.

Saiba mais sobre o colágeno neste post, entenda o que é, quais suas funções e como manter os níveis adequados dessa substância no organismo.

O que é o colágeno

O colágeno é uma proteína que tem como função contribuir com a resistência e estrutura de todo o organismo, além de proporcionar elasticidade e firmeza aos tecidos. É capaz de formar fibras que dão sustento à pele, unhas, cabelos, cartilagem e tendões.

Esta proteína compõe a maioria dos tecidos e órgãos do corpo. Está presente na pele, cartilagem, músculos, ossos e tecido conjuntivo.

É produzido naturalmente pelo organismo, mas também pode ser encontrado em alguns alimentos, cosméticos e suplementos.

Importância do colágeno para a pele

Para a pele, o colágeno é responsável por conferir resistência e firmeza, prevenindo contra a flacidez e o aparecimento das rugas.

No entanto, com o envelhecimento, a pele vai perdendo a capacidade de sintetizar as fibras colágenas, causando a perda de sustentação do tecido e levando ao aspecto envelhecido da mesma.

A partir dos 30 anos de idade essa redução gradual já começa a acontecer e aos 50 anos, pode chegar a somente 35% da sua produção total.

Por isso, manter uma dieta rica em alimentos com colágeno, usar cosméticos que tenham esse ativo ou fazer suplementação é tão importante para a saúde da pele.

Outros benefícios do colágeno para o organismo

Além dos benefícios para a pele, a importância do colágeno no organismo abrange outras regiões:

*Confere resistência aos ossos;
*Favorece a elasticidade e atua como lubrificante nas articulações;
*Promove rigidez e força nos tendões;
*Fortalece os ossos, articulações, unhas e cabelos;
*Melhora a aparência da celulite;
*Causa saciedade, contribuindo para a perda de peso.

Onde eu encontro colágeno?

Como dissemos anteriormente, o colágeno é produzido naturalmente pelo nosso organismo, mas com o envelhecimento, essa produção sofre uma queda. Para suprir essa perda, podemos consumir o colágeno através da alimentação e da suplementação.

Os alimentos mais ricos em colágeno são os de origem animal, como carnes, ovos, laticínios e gelatina incolor. No caso de vegetarianos, o colágeno pode ser obtido através de uma dieta rica em proteínas vegetais, como cereais e leguminosas.

Nos dois casos é importante que o consumo de colágeno esteja associado a uma dieta equilibrada e rica em vitaminas C, D e E, e minerais como o cobre, selênio e zinco, já que esses nutrientes auxiliam na absorção desta proteína pelo organismo.

Também é possível fazer suplementação de colágeno das mais diversas maneiras, como em pó, cápsulas, shakes, balas, gelatinas e chás.

A forma mais eficiente é o colágeno em pó hidrolisado, que possui 90% de absorção pelo organismo. Uma pequena quantidade do produto contém uma maior concentração da proteína pura.

Apesar de uma série de cremes e cosméticos de uso tópico conter o colágeno em suas composições, as versões orais são mais eficientes para manter a firmeza da pele.

A importância do colágeno para a pele e demais funções do organismo é evidente e sua reposição, essencial. Mas nada de exageros. O correto é procurar ajuda profissional para que um médico possa receitar a melhor forma de suplementação para você e as doses corretas.

Recomenda-se nunca ultrapassar a dose indicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que é de 9 gramas de colágeno por dia, para indivíduos adultos. E quanto à alimentação, manter uma dieta equilibrada e nunca consumir nenhum alimento em excesso só porque ele é fonte de colágeno.

Você faz suplementação com colágeno? Compartilhe!

fonte: https://tudoela.com/importancia-do-colageno/

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