Beleza

Sombré Hair: aprenda a clarear os seus fios suavemente

Friday, 22/03/2019 | 08:58 Quando se fala em mudar o visual, a primeira coisa que vem à cabeça de todas nós mulheres é o cabelo. Mais do que qualquer roupa ou sapato, as madeixas são o que mais chamam a atenção na rua quando se fala em quesitos de beleza. Por isso, é tão comum se preocupar com a cor, corte e penteado que se usa no cabelo no dia a dia e, principalmente, na hora de ir para um evento importante.

Quando se fala em mudar o visual, a primeira coisa que vem à cabeça de todas nós mulheres é o cabelo. Mais do que qualquer roupa ou sapato, as madeixas são o que mais chamam a atenção na rua quando se fala em quesitos de beleza. Por isso, é tão comum se preocupar com a cor, corte e penteado que se usa no cabelo no dia a dia e, principalmente, na hora de ir para um evento importante.

E por falar em onda de mudanças na coloração dos fios, a cada dia caem no gosto da mulherada mais e mais tendências que seguem as melhores temporadas para deixar os cabelos na moda. Seja inverno, verão, outono ou primavera, lá estão os métodos de tingimento ou descoloração para deixar o look ainda mais bonito.

Dentre as mais pedidas nos salões de beleza estão o clareamento capilar, que, por sua vez, possuem uma série de técnicas que visam agradar a todos os gostos, desde os mais discretos até os mais ousados. Ombré Hair, Californianas e Luzes são as favoritas dentro da categoria e já fizeram a cabeça – literalmente – da mulherada antenada no mundo da moda.

Porém, essas não são únicas que deixam as mulheres de queixo caído quando se fala em fios claros. O Sombré Hair também está entre as técnicas de clareamento mais visadas nos últimos tempos, especialmente pelas celebridades, tanto nacionais quanto internacionais, como Bruna Marquezine, Jennifer Lawrence, Mila Kunis e Gisele Bündchen.

Nada mais é do que uma forma mais sutil de fazer mechas nas madeixas, deixando o cabelo menos marcado e mais natural, o que torna a técnica mais elegante e discreta, principalmente para quem não gosta muito de radicalizar no visual. Por isso, há quem prefira o Sombré Hair ao Ombré Hair, seu “irmão mais velho” com o qual é bastante confundido.

Mas, afinal, qual é a diferença do Ombré Hair para o Sombré Hair? Por que essa técnica ficou tão conhecida atualmente? Se você ficou curiosa e quer saber o que é o Sombré Hair, como fazer e como cuidar, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre o assunto.

Vem comigo!

O que é o Sombré Hair?

O Sombré Hair é uma técnica de clareamento capilar que visa clarear em degradê em tons mais claros para os escuros nos cabelos, desde a raiz até as pontas, deixando um efeito mais natural e sutil nas madeixas. Não é à toa que a técnica é indicada para mulheres que querem mudar o visual, mas sem causar grandes mudanças na transformação.

Apesar de bastante confundido com o Ombré Hair, apelidado carinhosamente pelo público feminino de “irmão mais velho”, o Sombré Hair é uma versão mais delicada deste último, sendo capaz de atenuar o contraste entre a cor natural dos fios e a extensão até as pontas do cabelo, aumentando a naturalidade do clareamento capilar.

A ideia é usar um tom mais escuro, semelhante à cor natural dos fios, e ir clareando até chegar a uma tonalidade mais clara, mas sem deixar claríssimo, como acontece na técnica do Ombré Hair. Daí, o nome: Sombré Hair ou “sombra no cabelo”.

Quem pode fazer?

Toda e qualquer mulher pode aderir ao Sombré Hair e arrasar com as madeixas loiras, independente da cor, tipo e tamanho do cabelo. No entanto, é preciso estar atenta se você estiver passado recentemente por algum procedimento químico, como alisamento ou escova progressiva, para não danificar os cabelos.

Isso porque os seus cabelos podem estar mais frágeis e sensíveis por conta das substâncias utilizadas nos fios. Por isso, opte por fazer uma decapagem para remover as tinturas ou químicas que podem estar nos fios antes de começar a fazer o Sombré Hair.

Em geral, o Sombré Hair é indicado para cabelos virgens. Isso porque é mais fácil de o cabelo fixar a cor e evitar as temidas manchas, que ocorrem corriqueiramente por causa do erro de combinação entre as substâncias.

Como fazer? Confira passo a passo

A técnica é mais indicada para ser feita por um profissional em um salão de beleza, o Sombré Hair também pode ser feito em casa, por você mesma, e com os mesmos resultados. Para isso, é preciso tomar alguns cuidados para não exagerar no tempo de permanência da coloração nos fios e danificar os cabelos. Feito isso, basta seguir o passo a passo que vamos mostrar a seguir para obter o seu tão sonhado Sombré Hair. Veja, a seguir:

Passo 1: Faça uma linha vértice linear no topo da cabeça e reserve os fios. Em seguida, divida o cabelo em mechas no topo da cabeça, laterais e parte de trás.

Passo 2: Depois, prepare a coloração ou a solução com o pó descolorante que vai utilizar para fazer o Sombré Hair. Independente do método que for usar, o mais importante é deixar a mistura bem homogênea, nem muito líquida e nem muito consistente.

Passo 3: Comece a aplicar a tintura no cabelo com a ajuda de um pincel. O ideal é usar a técnica de tricotagem fina, que nada mais é do que intercalar com transparências para obter uma maior quantidade de mechas.

Passo 4: A dica principal é passar o esfumar as mechas com o pincel para não deixar camadas duras. Por isso, intercale-o entre os fios, sempre no sentido das pontas em direção ao topo.

Passo 5: Deixe o produto agir por alguns minutos no cabelo, sempre verificando mecha por mecha para evitar que o cabelo fique claro demais. Lembre-se que o Sombré Hair costuma ter tons mais escuros.

Passo 6: Ao perceber que as mechas chegaram à tonalidade que queria, é hora de enxaguar o cabelo. Faça isso em água morna ou fria até remover o produto totalmente do cabelo.

Passo 7: Feito isso, aplique o shampoo desamarelador para evitar possíveis manchas amareladas nas suas mechas. Enxágue bem.

Passo 8: Depois de fazer a lavagem dos fios, aplique um condicionador e, em seguida, uma máscara de tratamento para hidratar bem o cabelo. Deixe agir por 20 minutos.

Passo 9: Enxágue novamente o cabelo até retirar todo o produto e finalize o cabelo como de costume.

Passo 10: Se você for escovar o cabelo, lembre-se de passar um protetor térmico antes de começar a usar o secador ou chapinha. Quando terminar, use também um reparador de pontas.

Como cuidar?

Assim como qualquer outra técnica de clareamento capilar, é preciso redobrar os cuidados com os cabelos após a realização do procedimento. São eles:

Manutenção

É de extrema importância seguir corretamente o período de manutenção do seu Sombré Hair para manter a cor por mais tempo e, é claro, deixar os fios sempre saudáveis. O prazo recomendado pelos profissionais é que a manutenção seja feita a cada 4 ou 6 meses.

Hidratação

Cabelos descoloridos costumam perder muita água dos fios e proteínas durante o processo de clareamento. Por isso, é importante fazer hidratações profundas semanalmente, com máscaras de tratamento específicas, para repor o líquido perdido pela fibra capilar e, também, a queratina dos fios.

Reconstrução capilar

Como você leu no parágrafo acima, o cabelo descolorido costuma perder muita massa (proteína) durante o processo de clareamento dos fios. Por isso, é preciso investir em tratamentos de reposição, como a cauterização capilar, pelo menos, a cada 15 dias para repor a queratina perdida pelos fios.

Produtos específicos

Após fazer o Sombré Hair, é preciso inserir na rotina de cuidados diários com os cabelos produtos específicos para fios descoloridos. São eles o shampoo e o condicionador (que devem possuir pH ácido), leave-in, óleos capilares, máscaras de tratamento, produtos finalizadores, etc.

Banho em água morna

Quem tem cabelos descoloridos jamais devem tomar banho em água com temperatura muito alta, pois pode ressecar ainda mais os cabelos e deixá-los quebradiços. Por isso, o ideal é tomar banhos sempre em água morna ou fria para evitar maiores danos aos cabelos.

Secador e chapinha

Depois de fazer o seu Sombré Hair, é preciso evitar o uso frequente do secador e da chapinha, uma vez que o calor excessivo desses aparelhos pode deixar o cabelo ressecado e causar a quebra e a queda. Se não for possível abandonar os aparelhos, não se esqueça sempre de usar um protetor térmico e um reparador de pontas para evitar prejuízos às madeixas.

Protetor Solar

Toda e qualquer mulher precisa sempre estar com um protetor solar para cabelo na bolsa, principalmente nos dias mais quentes do ano. No entanto, quem descoloriu o cabelo recentemente precisa usar o produto com maior freqüência para evitar a oxidação da cor pelo sol e evitar que o cabelo fique ressecado. Por isso, se fez o Sombré Hair e quer mantê-lo bonito, não se esqueça de aplicar o filtro solar sempre antes de sair de casa.

Mar e piscina

Quem tem cabelos descoloridos precisa evitar o sal da água do mar e o cloro das piscinas para manter a saúde e a coloração dos fios. Isso porque as cutículas estão abertas, o que pode ajudar o acúmulo dessas substâncias na camada interna do fio, trazendo prejuízos como o ressecamento e oxidação da cor.

Se não houver como evitar as saídas à praia ou clubes, opte por usar uma touca de natação impermeável para proteger os seus cabelos.

Procedimentos químicos

Depois de fazer o seu Sombré Hair, é necessário evitar a aplicação de outros processos químicos nos cabelos, como alisamentos ou escova progressiva, para evitar o erro de combinação dessas substâncias e danificar os fios. Lembre-se de que os seus cabelos já estão frágeis e mais sensíveis por conta da descoloração, o que pode ser agravado pelo uso de químicas.

Sombré Hair 2017

A tendência de clareamento capilar que está fazendo a cabeça da mulherada atualmente também promete estar na moda no próximo ano. Loiras, morenas, ruivas… Enfim, todas podem aderir ao Sombré Hair em 2017 e parar o trânsito pelas ruas brasileiras e por todo o mundo.

Veja, a seguir, quais são as principais tendências para o próximo ano e corra já para fazer o seu Sombré Hair:

Morenas ou negras

Ao contrário do que muita gente pensa, o Sombré Hair também pode ser feito por mulheres com a pele morena ou negra e com os cabelos pretos ou castanhos.

Isso porque a descoloração é feita de maneira mais sutil e discreta, não causando um choque de transformação com um forte contraste entre a cor natural do cabelo e os fios descoloridos.

fonte: https://tudoela.com/sombre-hair/

Comentário