Beleza - Maquilhagem

Parar de usar maquiagem melhora a pele? Explicamos aqui!

Monday, 01/04/2019 | 08:50 Indispensável para muitas mulheres, a maquiagem é algo que já faz parte do universo feminino. Será que parar de usar maquiagem melhora a pele?

Indispensável para muitas mulheres, a maquiagem é algo que já faz parte do universo feminino. Será que parar de usar maquiagem melhora a pele?

O sentido metafórico, figurado do termo maquiagem é “disfarce”, a arte de ocultar o que é real, camuflar o que é indesejado, inconveniente, medíocre, decepcionante revestir a realidade crua com um véu de fantasia para encantar o público ingênuo ávido por distração deleitosa e elevar a autoestima para prosseguir com a luta pelas ambições gloriosas.

Esse mascaramento da realidade ocorre com o aplique de produtos artificiais, químicos, que tem como função cobrir imperfeições, marcas de expressão, rugas, olheiras, manchas, lesões etc, e destacar alguns traços, realçar a tez, o rosto, dá mais vida a aparência.

Maquiagem, ao longo de séculos, se tornou um item de beleza indispensável para as mulheres, seja por insegurança quanto a própria aparência, seja para garantir um visual deslumbrante, seja para trazer algo de novo e marcante.

Virou uma tradição quase que universal, um hábito cultural partilhado por diferentes culturas em diversos períodos históricos, sendo um elo em comum de gerações separadas por centenas de anos, senão milhares.

Há quem não dispense o uso de uma boa maquiagem, que não saia de casa sem gastar alguns minutos se fitando no espelho e cobrindo a face com pós e tintas. É inegável que maquiagem colabora para um visual mais harmônico, regular, atrativo, mas será que é saudável permanecer tanto tempo no que é ilusório? Será que isso não revela uma dificuldade de lidar como de fato você é? Será que é saudável para a sua pele? E pensando na contrapartida: será que parar de usar maquiagem melhora a pele?

Tentaremos nos próximos tópicos a responder essas questões, inclusive se parar de usar maquiagem melhora a pele.

Confira!

Por que não seria saudável?
Para lidar com a questão se parar de usar maquiagem melhora a pele talvez seja um bom começo refletir porque usar maquiagem não seria saudável.

Devemos partir da premissa que o natural é sempre melhor que o artificial por fazer parte de nosso corpo, é oriundo de nosso organismo, faz parte da mesma estrutura voltada a se defender e preservar o corpo de agentes externos nocivos enquanto substâncias artificiais são compostas por elementos que nos são estranhos, que podem gerar reação negativa, como o desenvolvimento de alergias ou outras enfermidades.

Portanto, depreende-se que o mais seguro, a solução mais segura para evitar moléstias e outros males é optar por soluções naturais.

O contato constante com produtos químicos, com substâncias que não são próprias de nossa pele pode vir a favorecer o desenvolvimento de enfermidades, de desgaste do tecido, pois se tratam de componentes agressivos, mais ácidos. Tudo em excesso faz mal e com maquiagem não seria diferente, por isso é preciso cautela, dosar o uso para evitar transtornos.

Mas se usar constantemente maquiagem pode nos fazer mal em razão dos componentes químicos de sua fórmula, parar de usar maquiagem melhora a pele? Ou será necessário valer-se de produtos específicos para este fim?

O contato constante com produtos químicos, com substâncias que não são próprias de nossa pele pode vir a favorecer o desenvolvimento de enfermidades, de desgaste do tecido, pois se tratam de componentes agressivos, mais ácidos. Tudo em excesso faz mal e com maquiagem não seria diferente, por isso é preciso cautela, dosar o uso para evitar transtornos.

Mas se usar constantemente maquiagem pode nos fazer mal em razão dos componentes químicos de sua fórmula, parar de usar maquiagem melhora a pele? Ou será necessário valer-se de produtos específicos para este fim?

Costuma passar protetor solar antes de aplicar o produto de beleza? Usa cremes hidratantes para manter a saúde da pele? É cuidadosa em tirar toda a maquiagem na hora de dormir?

Se você toma todos esses cuidados e não exagera, como de passar maquiagem até quando fica em casa de bobeira, não irá sentir tanta diferença, ou nenhuma, porque você é cuidadosa com a saúde de sua pele.

Agora se não tem nenhum dos hábitos listados acima é bem provável que sinta diferenças notáveis, principalmente como a melhora do brilho e a textura da pele, que passará a ter um aspecto mais natural, irá senti-la mais “descansada”.

Outras vantagens de ficar sem maquiagem
Se parar de usar maquiagem melhora a pele por simplesmente evitar a exposição prolongada de agentes nocivos, por mais que as empresas de cosméticos alardeiem que seus produtos possuem propriedades hidratantes, mas que pouco adiantam se os cuidados necessários não forem tomados, aliás, somente algumas marcas de fato que se encarregam de enriquecer o produto com tais nutrientes, geralmente as importadas, e algumas nem comercializadas no Brasil são, os benefícios de ficar sem maquiagem não se resume somente a isso.

Já foi citado de passagem ao longo deste texto, mas nos aprofundaremos agora sobre a questão da autoestima, de se acostumar a enxergar-se na sua forma natural, de perder o medo, a neura de se achar feia. Com o tempo, vamos adquirindo a percepção de que cada marca faz parte de nossa trajetória pessoal, de nossa história e não há nada que se envergonhar e não há porque nos enquadrarmos a um padrão de beleza que exige maquiagem se não nos sentirmos confortáveis com tal uso.

Parar de usar maquiagem melhora a pele e também traz outra vantagem prática que é a economia de tempo. Não seria maravilhoso ganhar uns minutinhos a mais na cama para melhorar nosso sono, relaxar mais o corpo, ter mais disposição no nosso dia? Ou então poder caprichar no café e apreciá-lo sem pressa?

Ainda soma as vantagens de ficar sem uso de maquiagem, ou maneirar na dose, o fator surpresa, impacto. Sim, maquiagem faz diferença no visual e quando você voltar a recorrer a ela para um evento importante, todos vão sentir a diferença, o deslumbre, o que deixa de ocorrer quando os produtos químicos no rosto passam a ser uma constante.

Considerações finais
Parar de usar maquiagem melhora a pele pelo fato de diminuir a exposição de substâncias químicas cujo uso prolongado ou inadequado pode provocar danos, dermatite de contato, alergias e manchas. No entanto, se a mulher toma as devidas precauções para manter a pele hidratada e protegida, passar protetor solar antes de se maquiar, não abrir mão de produtos hidratantes de pele, retirar toda a maquiagem antes de dormir, as diferenças não serão tão perceptíveis.

As vantagens de não usar maquiagem, além da melhora no brilho e na textura da pele, também incluem:

*Melhora da autoestima ao se acostumar com a aparência real;
*Economia de tempo;
*Voltar a ter um visual de impacto quando necessitar usar novamente a maquiagem.

fonte: https://tudoela.com/parar-de-usar-maquiagem-melhor

Comentário