Beleza - Maquilhagem

Maquiagem artística: o que é e algumas ideias inspiradoras

Tuesday, 02/04/2019 | 09:32 Quando pensamos em maquiagem, logo associamos a técnica a uma ferramenta de beleza, certo? Mas hoje vamos mostrar que este conceito é muito restrito e ampliar a sua visão ao lhe apresentar a maquiagem artística.

Quando pensamos em maquiagem, logo associamos a técnica a uma ferramenta de beleza, certo? Mas hoje vamos mostrar que este conceito é muito restrito e ampliar a sua visão ao lhe apresentar a maquiagem artística.

Diferente das makes do dia a dia, a maquiagem artística é mais conceitual e utilizada no cinema, teatro, desfiles, musicais, festas temáticas e outros eventos artísticos.

Esse tipo de maquiagem permite muita liberdade de criação, e o resultado disso são makes incríveis e que desafiam os limites da criatividade.

Se você gosta de criar, é apaixonada por maquiagem e tem uma veia artística, leia este artigo e entenda melhor o que é a maquiagem artística e veja algumas fotos de makes inspiradoras. Confira!

O que é maquiagem artística?
Maquiagem artística é uma técnica menos usual de maquiagem, mais utilizada na criação de personagens ou em trabalhos artísticos e conceituais.

Ao contrário da maquiagem social – aquela do dia a dia – a maquiagem artística é mais livre e sem muitas regras. Ela trabalha o lado mais criativo do maquiador, que pode abusar das cores e de diferentes materiais e texturas para criar a make.

Esse tipo de maquiagem é muito utilizado no cinema, teatro, televisão, em musicais, na fotografia em campanhas publicitárias, desfiles e editoriais de moda.

Mas engana-se quem pensa que apenas pessoas envolvidas no mundo artístico podem usufruir desse estilo.

Algumas situações sociais também podem pedir makes mais criativas e ousadas. Veja alguns exemplos: festas infantis, festas à fantasia, bailes de máscara e os dois eventos mais importantes para os amantes das maquiagens artísticas: o carnaval e o Halloween!

Veja a seguir algumas ideias de maquiagem artística que impressionam pela criatividade e imaginação, criando trabalhos fascinantes e que servem de inspiração para você criar as suas próprias artes.

Maquiagens artísticas para olhos
A região dos olhos é a preferida para criação de makes artísticas, em especial pelo seu destaque e expressividade.

A tendência nesta região é ousar nas cores das sombras, criando esfumados inusitados, com cores intensas e vibrantes. Estes esfumados podem ser complementados com glitter, pedrarias e outras texturas.

Maquiagens com pedraria e glitter
Brilho é essencial em qualquer maquiagem, não é mesmo? E nas produções artísticas não é diferente.

Além das cores, é comum trabalhar com o brilho em diferentes texturas, desde os pós iluminadores mais fininhos até a aplicação do glitter mais grosso, pedrarias, lantejoulas e strass.

Eles podem se aplicados apenas na região dos olhos ou compor makes mais elaboradas e que preenchem todo o rosto.

Uma artista que, além de fazer esfumados incríveis, também combina a maquiagem com joias e pedrarias é a francesa Marion Cameleon.

Maquiagens White Face
Essa é uma tendência que veio com tudo e é um tipo de maquiagem bem conceitual.

Essas makes consistem em pintar o rosto todo de branco, exceto uma parte ou faixa, na qual a maquiagem é feita.

Parece meio abstrato? Dá uma olhadinha nas inspirações que separamos para você entender melhor esta técnica.

Maquiagens abstratas
Algumas maquiagens artísticas são bem conceituais, principalmente as usadas em campanhas publicitárias, desfiles e editoriais de moda.

Transformações e personagens
No cinema, teatro e televisão, a maquiagem artística é utilizada na caracterização e criação de personagens.

Uma expert neste tipo de make é a Promise Tamang. Ela é cunhada da youtuber e também maquiadora Michelle Phan.

A Promise já se transformou em inúmeros personagens, como a Betty Boop e a Fiona, por exemplo, e até em celebridades, como a Duquesa de Sussex Meghan Markle e a rapper Cardi B. No entanto, a transformação que a tornou realmente famosa, foi a que ela se tornou a Monalisa, de Leonardo da Vinci.

Maquiagens para o carnaval
O carnaval está no sangue do brasileiro e é a melhor data para ousar na maquiagem e criar produções que não podemos usar no nosso dia a dia.

São no mínimo três dias de folia, sem contar o pré e o pós carnaval. Ou seja, dá para desfilar cada dia com uma make diferente!

Praticamente todas as inspirações que mostramos até aqui podem ser usadas no carnaval, até porque nesta festa (quase) tudo é permitido.

A dica é abusar das cores vibrantes e do brilho em composições que transmitam alegria.

Máscaras desenhadas no rosto, aplicações de lantejoulas, strass e outras pedrarias, esfumados coloridos e batons de cores não usuais sempre caem bem na festa. E claro, muita, mas muita purpurina!

Maquiagens para Halloween
Sem dúvidas, o Halloween é uma das datas comemorativas em que podemos soltar a nossa criatividade e criar maquiagens artísticas de dar medo (no bom sentido!)

De caveiras mexicanas (que são o trend do momento) até cicatrizes bem realistas, é possível criar diferentes efeitos com as técnicas, texturas e materiais utilizados na maquiagem artística.

Considerações finais
Apesar de não ser tão comum quanto a maquiagem social, a make artística está presente não só nos bastidores da moda ou da indústria cinematográfica, mas também em algumas situações sociais em que podemos ousar mais na maquiagem.

Aprender a combinar cores e texturas, fazer desenhos e composições no rosto pode ser uma forma de exercício da criatividade e uma verdadeira terapia para quem ama maquiagem.

E se você descobrir que tem talento para a coisa, saiba que existe muito espaço para maquiadores artísticos no mercado de trabalho. É um trabalho que requer muita habilidade, criatividade e paciência e, apesar de ser um nicho específico, pode ser bem rentável.

fonte: https://tudoela.com/maquiagem-artistica/

Comentário